:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis realizam palestra sobre a Lei Maria da Penha na Oca da Aldeia

Porto Seguro: Foi realizada a Operação Átria na tarde do dia 27 de março na Oca da Aldeia Barra Velha/Porto Seguro/BA.

Foi uma palestra muito produtiva sobre a Lei Maria da Penha, ECA, tráfico de drogas, bullying e Rede de Proteção.

A Equipe da DEAM Teixeira de Freitas, através da DPC Vivianne Scofield, IPCs Paulo e Natanael e o EPC Émerson , juntamente com a DPC Rosângela Santos, titular da DEAM de Porto Seguro e o Chefe de SI Agnaldo, foram à Aldeia Barra Velha onde se encontraram com a Vice-Cacique Uruba, professores, alunos, mulheres da aldeia e crianças daquela localidade.

No ato, a DPC Vivianne palestrou sobre a Lei Maria da Penha e a DPC Rosângela, em, conjunto sobre tráfico de drogas feito por adolescentes e crianças, bullying, ECA, importância da Rede de Proteção.

A DPC Rosângela enfatizou a importância da rede de proteção que as indígenas não conheciam. As indígenas desabafaram sobre o sofrimento relativo às drogas e bares na aldeia que aumentam a violência devido ao tráfico e alcoolismo, tiraram dúvidas sobre o atendimento às mulheres pela rede de proteção. O IPC Agnaldo enfatizou como ocorre o ciclo da violência.

Mais eventos como este virão para somar na qualidade de vida dos cidadãos.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

Prefeitura reafirma compromisso com a valorização dos servidores públicos

O reajuste de 42,9% do Auxílio-Alimentação dos servidores efetivos municipais do Poder Executivo, que passou ao valor de R$ 400,00 a partir de março, representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na valorização destes profissionais. Entretanto, é importante ressaltar que a gestão atual possui um longo histórico referente à concessão de benefícios aos servidores, voltados para potencializar seu crescimento profissional e qualidade de vida.

A administração pública atual foi autora do Projeto de Lei Complementar N° 001/2022, que estabeleceu a gratificação dos cargos de diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar vinculados à Secretaria de Educação. A lei considera a dedicação exclusiva destes trabalhadores em uma atuação que ultrapassa a estrutura das unidades escolares, sendo um pilar essencial à aprendizagem e cidadania dos teixeirenses.

Visando a rápida identificação de servidores que atuam em ambientes onde há interação direta com os cidadãos, a Prefeitura também realiza a entrega de uniformes padronizados e acessórios de trabalho a profissionais como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esta ação também beneficia os usuários dos serviços, que colaboram com os servidores a partir da segurança transmitida pelo vestuário.

O investimento na capacitação, reconhecimento e crescimento profissional dos servidores públicos, são constantemente oferecidos cursos e capacitações para o aperfeiçoamento de habilidades e competências dos profissionais em questão. Foi firmada parceria com a Faculdade Anhanguera para a oferta de cursos gratuitos na modalidade EAD para cada servidor, independente do tipo de vínculo empregatício. No atual contexto de arboviroses, a Secretaria de Saúde promove treinamentos para maior efetividade das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e uso de tecnologias de monitoramento de regiões com alto número de casos para aprimorar os serviços executados.

Os servidores são um elo entre o Poder Público e a população, representando uma administração pública eficiente e de qualidade. Nas treze secretarias, dezenas de departamentos, nos setores internos ou nas ruas da cidade, são através deles que são garantidas políticas e direitos no geral. Por isso, a Prefeitura reafirma o cuidado com seus profissionais, sendo este tanto um investimento em cada indivíduo como em Teixeira de Freitas em sua totalidade.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde implementou consultórios de arboviroses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O espaço em questão visa garantir a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes sintomáticos para dengue, zika e chikungunya; e fortalecer a capacidade de resposta da rede pública de saúde diante do cenário epidemiológico atual no município.

A administração pública executa uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, como por exemplo: aplicação de pulverizador costal com inseticida para eliminar os mosquitos adultos e monitoramento por drone de estruturas que apresentam água parada. O Disk Dengue, que pode ser acessado pelo número (73) 3011-2763 de segunda a sexta-feira, é um canal de comunicação que os teixeirenses podem utilizar para denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A participação ativa da comunidade na prevenção das arboviroses é essencial para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e os danos à saúde em decorrência dessas doenças.

Por: Vida Diária/ASCOM

Noite deslumbrante! CEEV apresenta Musical de Páscoa com o tema “Êxodo”

Teixeira de Freitas, 27 de março: Uma noite deslumbrante! Nesta terça-feira (26),  foi realizado o espetáculo Musical de Páscoa, protagonizado por alunos do Centro de Ensino Educação e Vida (CEEV) com o tema “Êxodo”. O evento ocorreu na IDERP Central.

 

O espetáculo contou com a condução e preparação da professora Lu e Hugo Gouveia, o qual teceu algumas palavras: “graças a Deus, foi tudo como combinado, foi além das nossas expectativas, pois Ele nos surpreende a cada momento. Nosso musical contou um pouco sobre a história da primeira páscoa até chegar a páscoa dos dias atuais, que é o significado da nossa verdadeira essência. Desde os povos do antigo Egito até à contemporaneidade, entendemos que podemos viver graças a um cordeiro, que sofreu em nosso lugar, nos dá esperança e hoje podemos crer que o amanhã será bem melhor”, disse o educador.

 

O espetáculo teve o envolvimento das turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além da participação especial (através da dança e do teatro) de alguns alunos do ensino fundamental II e ensino médio, através da dança e do teatro. “O nosso objetivo foi conferir um pouco de tudo que as nossas crianças tenham aprendido e evoluído com os ensinamentos em sala de aula, além de  quebrar algumas barreiras, como cantar e se apresentar em público”, concluiu Hugo Gouveia.

 

A IDERP Central localizada no bairro Teixeirinha, ficou lotada com as famílias que prestigiaram esse momento único na vida dos alunos.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

Avaliações de monitoramento das aprendizagens dos alunos da rede pública ocorrerão na próxima semana; saiba mais

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, promoverá na próxima semana o I Ciclo de Avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para todos os alunos do 1º ao 5º ano das escolas da rede municipal de ensino.

Serão aplicadas avaliações de língua portuguesa na segunda-feira (01) e de matemática na terça-feira (02), voltadas à análise da leitura, escrita, produção textual, fluência em leitura e matemática dos estudantes tanto da sede do município como nas comunidades. 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa voltado à implementação de ações para a alfabetização das crianças brasileiras ao final do segundo ano, assim como à recomposição das aprendizagens de alunos até o final dos anos iniciais do ensino fundamental; sendo estes fatores afetados, principalmente, pela pandemia de COVID-19. 

 

Por: Vida Diária/ASCOM

EDUCAÇÃO Cultura e Conhecimento

SAÚDE Dicas e informativos pra cuidar de você

Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Boletim semanal das arboviroses – 17 a 23/03
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:22 Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Prefeitura disponibiliza vacina contra a gripe; saiba quais são os grupos prioritários
Publicado: Segunda, 25 Março 2024 19:20 Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Boletim semanal das arboviroses - 10 a 16/03
Publicado: Terça, 19 Março 2024 18:31