:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (19/09), das 09h às 17h, o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. As ações aconteceram em cinco postos de vacinação – dois em Mucuri-Sede e três no distrito de Itabatã. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente. Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Os números

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, a médica veterinária Sofia Niffinegger Barbi, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos teve início em 18 de agosto e vai até 29 de setembro. Ainda segundo a coordenadora, a Campanha tem como objetivo alcançar todo o município de Mucuri – Zona Rural, distritos e povoados -, através das equipes itinerantes da vigilância sanitária.

Desde o início da Campanha até agora já foram imunizados, aproximadamente, 5.186 cães e 900 gatos. A médica veterinária Sofia Barbi alerta aos tutores dos pets que ainda não vacinaram seus animais, que podem procurar a Vigilância Sanitária em Mucuri, na Avenida Perobas nº 94, no centro da cidade e no distrito de Itabatã, na Subprefeitura, na Praça João Carletti.

Sobre a raiva e a importância da vacina

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção. A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Trabalho em equipe

Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, mesmo com os desafios de logística e de pessoal, a vigilância sanitária de Mucuri tem desempenhado um trabalho digno de aplausos. “Nosso município é, geograficamente, gigantesco e com enormes distâncias entre os povoado s, distritos e a Sede, o que, de certa forma, dificulta as ações. Mas, graças a Deus que temos uma equipe de vigilância sanitária comprometida em fazer o melhor para servir bem a população”, disse.
 
E acrescentou: “A ordem é expressa do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), é que devemos ser incansáveis para fazer com os cidadãos e cidadãs mucurienses sejam atendidos com a dignidade a que tem direito. Mais uma vez, lembramos que a Campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 29 de setembro, e que aqueles que ainda não imunizaram seus bichinhos, procurem a vigilância sanitária”, enfatizou Fernando Jardim.



Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.