:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de março: Um alerta para Teixeira de Freitas e todo o Brasil. A Delegacia Territorial informa que muitas pessoas estão sendo vítimas de estelionato, através de vendas falsas pela internet. O golpe funciona da seguinte forma: são publicados veículos com preços abaixo do mercado em sites e comunidades virtuais de venda, tais como OLX, Bom Negócio, Mercado Livre, Teixeira Vendas e muitos outros.

Após a publicação, as próprias vítimas entram em contato com os anunciantes, os quais com uma prévia negociação por ligações telefônicas ou conversas de whatsapp  conseguem convencê-las a depositar parte do valor em contas por eles indicadas. Para facilitar o ganho de confiança das vítimas, os estelionatários habilitam linhas telefônicas com o DDD da região do falso anúncio e com dados cadastrais (CPF, NOME, FILIAÇÃO) de terceiros (laranjas).

Atualmente, qualquer pessoa consegue habilitar uma linha com o DDD de qualquer região do Brasil, sendo que não necessariamente ela deve estar no local ou ter qualquer vínculo com a região do DDD habilitado. Em Teixeira de Freitas, os estelionatários se passam por vendedores conhecidos de veículos da cidade ou, até mesmo, informam que trabalham em lojas de referência aqui localizadas.

Dos mais diversos casos registrados na delegacia, a vítima foi convencida pelo estelionatário a depositar um percentual do valor anunciado como forma de fechar o negócio e garantir a compra, além de taxas de transferência e despachante.  O principal erro da vítima é fazer esse tipo de pagamento, por meio de depósitos e transferências bancárias, sem nunca ter visto o carro ou o vendedor presencialmente.

Sendo que essas contas bancárias são de agências de cidade diversa de onde o vendedor diz residir. Sendo assim, o vendedor diz que é de Teixeira de Freitas, utiliza uma linha telefônica com DDD 73 e indica contas bancárias de agências que não estão localizadas na cidade ou mesmo na Bahia.

Algumas medidas podem evitar que o interessado em comprar um veículo anunciado pela internet seja enganado e fique no prejuízo, veja abaixo:

- Descobrir o número do telefone fixo da loja que o anunciante diz estar vinculado e ligar para confirmar se a empresa realmente possui vínculo com o anunciante e se o veículo anunciado realmente está sendo oferecido pela empresa;

- Não pagar qualquer valor antes de conferir fisicamente (presencialmente) as condições do veículo e da documentação;

- Na hora de fazer qualquer transferência ou depósito bancário, o interessado deve observar se a conta bancária está realmente em nome da pessoa que está vendendo o veículo ou da loja que o anunciante diz ser funcionário;

- Observar se a agência bancária da conta de destino é realmente da cidade que o vendedor diz pertencer.  

Enfim, são inúmeros os grupos criminosos que estão atuando dessa forma e, assim, como nos casos dos falsos sequestros que já são um golpe mais conhecido da comunidade, os estelionatários estão espalhados por todo o Brasil. A internet veio para facilitar a vida de todos, mas sem o devido cuidado, pode trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros para o cidadão.

Tenha atenção antes de comprar qualquer produto pela internet!

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.