:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Esta terça-feira é o último dia para que o contribuinte entregue o formulário de Imposto de Renda ( IRPF ) 2019. A Receita Federal já recebeu 25,2 milhões de formulários até as 17h desta segunda-feira, mas o Fisco espera que 30,5 milhões de brasileiros prestem contas. Quem ainda não preencheu o formulário e está correndo contra o tempo deve ficar atento à documentação. Os especialistas em tributos aconselham que é preciso ter em mãos, principalmente, os informes de rendimento (trabalho assalariado, investimentos financeiros, entre outros).

Por conta do prazo apertado, que termina às 23h59m, é possível que o contribuinte não consiga recolher alguns recibos ou documentos. Neste caso, a indicação dos especialistas é entregar a declaração mesmo que algumas informações estejam pendentes e, depois, enviar à Receita uma correção.

É importante tentar reunir o máximo de documentos possíveis. Caso a pessoa não consiga tudo, o aconselhado é entregar a declaração com os dados que conseguiu e, o quanto antes, enviar a retificadora. Muitos contribuintes não veem com bons olhos a retificadora, mas ela é um direito e pode ser usada neste caso para evitar a multa por entrega do formulário em atraso.

De fato, quem não entregar o formulário à Receita Federal até hoje, precisará pagar uma multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

 

Por: Vida Diária / O Globo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.