:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 06 de setembro: Uma das tradicionais modalidades esportivas vem ganhando ainda mais destaque e adeptos em Teixeira de Freitas, trata-se do Xadrez. Historicamente, a modalidade já deu muitas alegrias aos teixeirenses e tem sido muito desenvolvida na área social, através de atividades no Espaço Cultural da Paz (ECPAZ).

Diante disso, no dia 11 de julho de 2019, foi criado o Clube Teixeirense de Xadrez Roberto Barata (o nome é uma homenagem ao grande e saudoso enxadrista teixeirense, pioneiro da modalidade na região, Roberto Barata). A organização é uma iniciativa de Luan Amaral de Souza, Henrique Aguilar Facundes, Pitágoras Leal Couto e Caico Soares Amaral (sendo os dois primeiros engenheiros e os dois últimos bancários).

 

O clube é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e que tem o objetivo principal de promover o Xadrez na cidade de Teixeira de Freitas e região, através de ações diversificadas, como: realização de atividades sociais, culturais, educativas e esportivas que contribuam para a disseminação e desenvolvimento da modalidade; promoção de jogos e torneios abertos em instituições e praças públicas; firmar convênios com entidades públicas e privadas para o fomento do ensino e da prática do xadrez; dentre outros.

 

Desde que entrou em atividade, o clube vem realizando diversas parcerias com governo, empresas e entidades. Por exemplo, a organização já esteve presente no Domingo é Lazer, promovendo jogos e ensino. No último sábado (31), foi realizado o Torneio de Inauguração do Clube de Xadrez Roberto Barata, o qual contou com a participação de atletas de toda a região, como Medeiros Neto, Porto Seguro, Nanuque-MG, Teixeira de Freitas e outros municípios.

Atualmente, em parceria com o Espaço Cultural da Paz (ECPAZ), Organização da Sociedade Civil situada no São Lourenço, são ministradas aulas de Xadrez para crianças e adolescentes todas as quartas-feiras à noite.

 

Após autorização da Federação Baiana de Xadrez, o Clube conseguiu trazer, para o município de Teixeira de Freitas, a realização da Semifinal do Baiano Absoluto de Xadrez, torneio estadual eliminatório, que classificou os 06 melhores jogadores para representar a Região Extremo Sul da Bahia na disputa final do Estadual, que acontecerá nos dias 11 a 13 de outubro em Feira de Santana. Confira abaixo a classificação:

1º Caico Soares Amaral (Teixeira de Freitas);

2º Pedro Cassiano B. Filho (Porto Seguro);

3º Lee Zamed (Porto Seguro);

4º Vinicius Lopes Barros (Teixeira de Freitas);

5º Luan Amaral de Souza (Teixeira de Freitas);

6º Henrique Aguilar (Teixeira de Freitas).

 

Os dirigentes do clube estão buscando realizar novas parcerias, com patrocinadores e apoiadores dessa ideia, que visa difundir a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, o voluntariado e outros valores universais, tudo através do Xadrez.

O clube pode ser contatado através das redes sociais: Facebook: https://m.facebook.com/ctxrobertobarata  ou Instagram: https://instagram.com/ctxrobertobarata

“Mais que um jogo, o Xadrez contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e pode ser um instrumento de transformação social.” Luan Amaral de Souza

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.