:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 29 de novembro: A equipe do Vida Diária esteve presente, na manhã desta quinta-feira (28), no Treinamento de Motopatrulhamento realizado pelo Esquadrão Falcão, de Vitória da Conquista-BA, aos policiais militares da região sul. O treinamento ocorreu em Teixeira de Freitas.

 

Segundo o Capitão PM Wesley, responsável pelo corpo de alunos do 13º BEIC, “em primeiro lugar, estando em um lugar de ensino, a gente vibra quando tem instrução, o treinamento é que faz com que a gente minimize o erro, e o erro do policial pode custar caro para ele ou para a sociedade. Então, estou há 10 anos aqui na região e nunca havíamos feito um curso específico voltado para a qualificação do motopatrulhamento como este e deste nível, que é feito para o motociclista policial militar. O Esquadrão de Motociclistas Falcão, por ter se deslocado e equipado com viatura, guincho, motocicletas e excelentes profissionais, trouxe uma qualidade para o motopatrulhamento da cidade. Só o fato de estar montado na motocicleta e com um determinado grau de pressão e estresse já eleva nossa condição de trabalho. Os instrutores sabem fazer isso de forma gradativa para colocar o policial na mesma condição que ele se encontra na rua”, relatou o policial.

 

De acordo com o Capitão Ildo, instrutor-chefe do Esquadrão Falcão (Vitória da Conquista-BA), “é um curso básico de moto-patrulhamento, com a finalidade de capacitar e qualificar os policiais que operam na atividade de motociclismo em todo o Estado da Bahia, fortalecendo a doutrina. Temos aqui, nesta turma, cerca de 30 policiais militares de toda a região, eles vão ter instruções até esta sexta-feira (29), o curso foi iniciado na segunda-feira (25). As disciplinas são basicamente: Técnicas de Pilotagem, Abordagem com Motocicletas e Doutrina Operacional. Estamos já na quarta edição, temos por obrigação realizar dois cursos por ano, o primeiro deste de 2019 foi realizado na cidade Jequié-BA e o segundo é este aqui realizado em Teixeira de Freitas, na região sul. Temos uma estrutura com 13 motocicletas somente de treinamento, trouxemos o nosso guincho, viemos com  uma viatura e 07 instrutores”.

 

Ildo conta que o objetivo desse curso é capacitar a operar os policiais com motocicletas, “vendo que o policiamento com motocicletas é uma prática do futuro, por conta desse trânsito caótico em que vivemos. Trata-se de uma atividade de baixo custo, porém muito arriscado. Por isso, que precisamos treinar os policiais nas técnicas de pilotagem e abordagens. Sinto muito orgulho em fazer parte do melhor esquadrão da Polícia Militar da Bahia. Temos um efetivo de 45 policiais, 89% são habilitados e preparados a trabalharem com motocicletas”, afirmou ele.

 

O instrutor ainda aproveitou para agradecer todo o apoio recebido na cidade. “Queremos agradecer o apoio do 13º BEIC pelas instalações e do Aeroporto que cedeu este local para treinarmos”, concluiu.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.