:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um dos assuntos mais discutidos na Câmara de Vereadores de Porto Seguro na sessão ordinária de 05/12/19 foi o concurso público do município. Os edis, que se declararam favoráveis ao certame quando da publicação do edital, afirmaram ter recebido muitas reclamações denunciando a falta de organização por parte da empresa contratada para realizar as provas.

“Quero pedir aos colegas o cancelamento do concurso que foi mal organizado. Prorrogaram a inscrição, adiantaram a data e não respeitaram a Constituição, levando os adventistas a ficarem confinados até o horário da prova, num dia sagrado para eles”, disse Geraldo Couto (PHS).

Também houve reclamações quanto aos horários e endereços confusos, de acordo com os edis. “Peço que formemos uma comissão para apurar os boletins de ocorrência na Polícia Civil e que posteriormente levemos o caso ao Ministério Público. É inadmissível que as pessoas sejam prejudicadas por falta de organização”, sugeriu Rodrigo Borges (PV). Em atendimento a esses questionamentos, a presidente Ariana Prates (PR), pediu que se formasse a comissão que vai acompanhar a questão.

 

Transporte de passageiros no Arraial d’Ajuda

Outro assunto que tomou parte da sessão foi a reivindicação da Associação de Taxistas de Arraial d’Ajuda (ATA), que paralisou as atividades durante o turno matutino para ir à Câmara. Eles alegam que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está multando os carros da associação por fazerem o transporte de pessoas entre distritos. “Eles chegam a tirar passageiros de dentro de nossos carros para colocar no ônibus da empresa que faz o transporte no local. E isso acontece há mais de três meses”, afirmou Waldemar Soares, presidente da ATA.

Ele disse ainda que a PRE alega que não pode ser transportado passageiro do Arraial d’Ajuda para Vale Verde, Caraíva, Itaporanga e Trancoso. “Temos uma lei que nos permite fazer lotação e fretamento dentro do município de Porto Seguro. Será que esses distritos mudaram de lugar e agora pertencem a Itabela ou Eunápolis?”. Ao todo, são 67 taxistas atuando na balsa, Arraial d’Ajuda, incluindo as praias e distritos.

Segundo o vereador Evanildo Lage (PMDB) o decreto municipal define que os táxis só podem rodar dentro Arraial d’Ajuda. Mas os edis concordam em afirmar que a fiscalização está cometendo excessos. “Ontem às 7h da manhã, vi a PRF tirando os passageiros da zona do taxi para colocar no ônibus. Eles dizem que não se pode pegar passageiro em Itaporanga. Somos obrigados a fazer o que a empresa quer e ficar à mercê dela?”, questionou o Cacique Renivaldo (PV), que reclamou de transporte para a comunidade indígena que representa. Já o vereador Evaí Fonseca (PHS) considerou que as ações “não têm lógica nem cabimento” e sugeriu uma reunião com o superintendente da PRE no Sul da Bahia para resolver o problema.

 

Leituras e aprovações

Na sessão também foram lidos os pareceres do Tribunal de Contas do Estado da Bahia sobre a prestação de contas de dois anos da Prefeitura Municipal. Um parecer rejeitou as contas do exercício de 2015 e outro parecer aprovou as contas de 2017.

Foram aprovados em segunda votação o projeto que dispõe sobre o abono de falta para o servidor municipal, no dia de seu aniversário; e a autorização ao Executivo para firmação de convênio com a Cruz Vermelha Nacional, ambos de autoria da presidente Ariana Prates.

 

Por: Vida Diária / Jornal do Sol

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.