:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 17 de janeiro: Após 27 anos de bons e intensos serviços prestados à sociedade baiana como bombeiro militar, o subtenente Jamildo Vilas Boas encerra o seu ciclo e é transferido oficialmente para a reserva remunerada nesta quinta-feira (16). Amado e adorado por todos os seus companheiros de profissão, Jamildo deixa a sua marca no 18º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), em Teixeira de Freitas. Conheça a história e trajetória desse grande profissional.

 

Jamildo Vilas Boas nasceu em Salvador, oriundo de família humilde e morador das palafitas da Ribeira, é filho de Sr. Manoel, carpinteiro, e Dona Antônia, feirante, e tinha ainda mais outros 06 irmãos. Ele cresceu com o sonho de se tornar bombeiro e ajudar muita gente. Em 1991, serviu no exército brasileiro na Companhia de guarda local, em que aprendeu os primeiros passos do ser militar, ao término do serviço militar obrigatório foi aprovado no concurso para soldados bombeiros em 1992, quando ingressou no 1° grupamento de busca e salvamento, integrando o pelotão de guarda vidas. Em 1997, foi promovido à graduação de cabo e serviu por 02 anos na Operação Gêmeos da PMBA. No ano 2000, ele retornou ao corpo de bombeiros, só que agora no recém fundado Grupamento Marítimo, reassumindo a sua função de guarda vidas, atividade que exerceu com mestria e paixão. Em 2002 foi promovido à graduação de sargento e, em 2007, foi transferido para o 3° Pelotão do 6° GBM em Teixeira de Freitas, onde hoje é conhecido como o 18° GBM .

 

Em Teixeira de Freitas, o então Sargento Jamildão potencializou a sua missão como bombeiro, não só atuando nas diversas ocorrências, como desenvolvendo interação comunitária e executando projetos como o bombeiro. Foi na escola que em 2012 alcançou o 3° lugar no prêmio servidor cidadão e a Escola de Prevenção, que em 08 anos, capacitou mais de 6.000 jovens e adultos em primeiros socorros e combate a incêndios básicos.

 

Militante da paz e da alegria, também atuou como professor no Colégio da Polícia Militar e em cursos técnicos da região. Além de bombeiro e professor, é um cristão convicto, desenvolvendo a missão de pastor evangélico em congregações da região. Pai de 04 filhos, sendo eles: Henrique, Lucas, Ester e Sara; e esposo de Thais Vilas Boas. Jamildo sempre demonstra imenso orgulho quando se refere à família, declara que é a única riqueza que possui. Muito querido na comunidade, o "professor Jamildão " é a verdadeira inspiração dos seus colegas, amigos e familiares. Com todas essas qualidades, ele foi promovido à graduação de subtenente em 2018.

 

A respeito da sua passagem para a reserva, ele declara: “É o cumprimento de uma etapa importante na minha vida, a missão continua e o sonho prossegue. Um dia um garotinho pobre ousou sonhar com a profissão mais bela do mundo e esse sonho se tornou realidade, e aquele garoto se tornou um bombeiro e hoje vive a semear esse sonho no coração de muita gente. A missão continua mesmo guardando o uniforme e pendurando o coturno, ser bombeiro está entranhado na minha natureza. Sigo em frente, que venham os próximos desafios!”, disse Jamildo.

 

Deixando um legado importante no extremo sul e em toda a Bahia, o subtenente, professor e pastor Jamildo Vilas Boas dedicou a Deus tudo o que conquistou até aqui. Aplaudido pelos demais companheiros e de joelhos, sob uma neblina de água, ele orou a Deus e se despediu da sua "família" 18° GBM e retornando ao seio da sua família, a qual aguardou com expectativa esse dia.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.