:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um ciclone com possíveis características subtropicais pode afetar as condições de tempo e no mar entre os estados da Bahia e de Santa Catarina, entre a quinta-feira, 23, e o sábado, 25.

Segundo informações da Marinha do Brasil, são esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas.

Ainda conforme o órgão, também são esperados ventos de até 61 km/h (33 nós) em alto-mar, no estado da Bahia, entre as cidades de Caravelas e Ilhéus.

Caso a intensidade alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Kurumí”, expressão em tupi-guarani que significa “menino”

A formação do ciclone está associada a uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC.

A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para Sul.

 

Os ventos poderão provocar ondas com altura entre 3 e 4 metros em alto-mar. O aprofundamento do ciclone poderá reforçar a umidade, ocasionando chuva sobre o litoral do estado do Espírito Santo e Sul do estado da Bahia e, também, sobre a área marítima de atuação do fenômeno.

Nesta terça, 21, o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia emitido um alerta para temporal em Salvador, que pode ocasionar pequenos deslizamentos de terra e alagamentos nesta quarta e quinta, 22 e 23.

Na quarta, a previsão é de céu nublado, com possibilidade de chuvas fracas, por vezes moderadas, acompanhadas de trovoadas. Na quinta, o tempo permanece com chuvas fracas e moderadas, seguidas de trovoadas.

 

Por: Vida Diária / Jornal Atarde

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.