:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 28 de março: Preocupados com a saúde econômica do município de Teixeira de Freitas, em meio ao surto de Coronavírus em todo o Brasil, grande parte da sociedade local clama pela volta do comércio, senão, empresários e funcionários sofrerão maiores consequências.

 

Diante disso, empresários, comerciantes, profissionais liberais e entre outros, que precisam que o Brasil volte a funcionar, promoveram neste sábado (28) uma Carreata, a qual objetivou o pedido da volta do comércio já na próxima segunda-feira (30), e não na quarta-feira (01), como está expresso no decreto municipal. A concentração foi na Rotatória da Melancia. A Polícia Militar esteve no local, tentou impedir o movimento, explicando que era um decreto estadual que veda a realização de carreata neste período, mas logo em seguida se reuniram e continuaram a carreata de forma passiva, percorrendo as principais ruas da cidade.

 

Respeitando a quarentena, as reuniões de mobilização para a organização dessa carreata foram feitas através de grupos do whatsapp. “Vamos para as ruas mostrar a nossa indignação, infelizmente são várias as preocupações”; “Não é justo o que está acontecendo, alguns comércios abrindo e a maioria não, ou seja, somos nós quem pagaremos a conta”; “Sabemos que precisamos cuidar de nossa saúde, mas já estou preocupado com esse tempo de portas fechadas, senão voltarmos haverá demissões em massa”; “Eu vou abrir meu comércio segunda, infelizmente não tenho outra opção”.

 

A Associação Comercial nos enviou uma nota falando que ela irá seguir o decreto municipal e a convenção coletiva, os quais prevêem a abertura do comércio no dia 01 de abril, na próxima quarta feira. De acordo com a presidente, Jessyluce Cardoso, o decreto é a lei maior, que rege a menor, então terão que respeitar.

Allisson Ferreira, presidente do Sincomércio, e os representantes do SINDEC estiveram reunidos nesta manhã e não chegaram a um acordo, prevalecendo o acordo coletivo. Ou seja, o comércio só será liberado para abrir na quarta feira.

 

Por: Vida Diária / Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.