:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, atingiu a marca de 975 mil hectares de áreas destinadas à conservação. Essas áreas hoje representam cerca de 40% dos 2,38 milhões de hectares mantidos pela companhia, entre áreas de plantio e de conservação.

A preservação de áreas nativas faz parte do dia a dia da Suzano. Uma das metas de longo prazo da companhia, também conhecidas como “Compromissos para Renovar a Vida”, é conectar até 2030 um total de meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a preservação nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia – o que equivale a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro.

Além das áreas de conservação, a Suzano mantém aproximadamente 1,3 milhão de hectares de florestas plantadas de eucalipto e planta em torno de 460 mil mudas por dia, incluindo eucalipto e árvores de mata nativa. A partir dessas árvores, são fabricados diversos produtos que estão no dia a dia de mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, desde produtos de higiene e embalagens de alimentos e medicamentos, até roupas, combustíveis e produtos para pets.

“O desenvolvimento de novos produtos de origem renovável, reciclável e biodegradável é fundamental para uma sociedade que, felizmente, está cada vez mais atenta às questões ambientais. Nesse sentido, temos evoluído cada vez mais em direção à bioeconomia a partir de novas aplicações da nossa matéria-prima, ou seja, as árvores plantadas”, diz Pablo Machado, diretor executivo para China e, atualmente, também responsável pela área de Sustentabilidade da Suzano. “Hoje, ao comemorarmos o Dia da Árvore, reforçamos o nosso Propósito Organizacional de ‘Renovar a Vida a partir da Árvore’, cientes do importante papel que ela ocupa na construção de um futuro mais sustentável”, completa o executivo.

Além do compromisso com a conservação da biodiversidade, a companhia tem como meta ofertar 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável desenvolvidos a partir da biomassa, para substituição de derivados de origem fóssil, como produtos plásticos. Para alcançar esse resultado, a Suzano desenvolve uma série de soluções pautadas no conceito da inovabilidade, ou seja, a inovação a serviço da sustentabilidade, ampliando a utilização de sua base florestal em soluções que vão além do papel e da celulose. 

O portfólio diversificado da companhia inclui uma série de linhas, como Bluecup Bio e Loop, papéis para copos 100% biodegradável e canudos, respectivamente; Ecoligo, utilizada para aplicações industriais de alta performance; Eucafluff, focada nas aplicações em produtos absorventes e de higiene pessoal descartáveis, como fraldas e absorventes feminino; além de celulose microfibrilar utilizada para produzir a primeira fibra têxtil sustentável do mundo, entre muitas outras. Sem contar, obviamente, a celulose, matéria-prima de todos esses produtos, e de uma ampla linha de papéis e de embalagens.

A evolução das iniciativas da companhia a favor da sustentabilidade e das áreas de conservação, além de seus Compromissos para Renovar a Vida, podem ser acompanhados no site https://centraldeindicadores.suzano.com.br/metas-de-longo-prazo/.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.