:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Neste dia 1º de dezembro de 2021, o mundo reflete sobre a luta contra a AIDS. Esta data marca uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na guerra contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global. O dia 1º é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e o mês de dezembro é marcado por uma causa de extrema importância, a luta contra o HIV/Aids.

A doença que já matou milhões de pessoas no mundo, principalmente nas décadas de 80 e 90, hoje pode ser evitada com o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento e, nos serviços de saúde estão disponíveis gratuitamente diferentes formas de prevenção à infecção.

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica suas ações durante todo o mês de dezembro a fim de fazer a detecção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), com oferta de testes rápido no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento e em todas as Unidades Básica de Saúde, além de palestras sobre o tema e da importância de realizar o teste.

Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids e a conscientização da população sobre comportamentos seguros de prevenção, desmistificando e esclarecendo sobre HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com Sara Teles, enfermeira e coordenadora do CTA, não é necessário realizar agendamento para fazer os testes, também não precisa estar em jejum. Basta procurar a sede do CTA, na Avenida Rondônia nº 380, no centro de Itabatã, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Os resultados são sigilosos e na unidade sempre são realizadas palestras e troca de informações.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.