:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Alguns agricultores do município de Mucuri, localizados em diversas comunidades próximas à sede, foram atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram no final do ano passado na região extremo sul. Desde o primeiro momento desse grande desastre natural, a gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e as equipes responsáveis têm desenvolvido ações de apoio às famílias e promovido os devidos reparos aos locais pela ordem de prioridades.

Uma das ações envolveu a participação dos técnicos da BAHIATER – Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural,organismo público da SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, que neste mês de janeiro, iniciaram o cronograma de visitas em campo.

A equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri realizou um levantamento dos locais afetados e tem acompanhado durante essas visitas, o coordenador Diógenes Assunção, com os demais técnicos Tony Fagundes, Elder Seixas, Noé Rodrigues, da BAHIATER.

No primeiro momento é realizado o diagnóstico da situação dos produtores, ouvindo também seus depoimentos e reivindicações, logo após a avaliação dos especialistas é elaborado um relatório específico de cada família e encaminhado ao Governo do Estado, que tomará as devidas medidas.

Para o diretor da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri, Elmário Pereira de Almeida, o “Zú”, é uma visita com dupla utilidade, pois além de acompanhar de perto a real situação do produtor e comunidades atingidas, foi feita a atualização da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), visando o acesso a políticas públicas como a do acesso ao crédito para os agricultores.

“É uma força tarefa, principalmente porque foram muitas comunidades atingidas e entre outras ações também importantes, cada uma no seu grau de urgência, a agricultura tem um papel essencial não somente para quem produz, mas principalmente para o consumidor. Já estivemos em Nova Brasília e Cruzelândia, mas a equipe passará por outras comunidades na conformidade do cronograma”, explicou o diretor Zú.

 

Por: Vida Diária/Ascom

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.