:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com a finalidade de proporcionar conforto à população, melhorar as condições de limpeza, contribuir para a saúde pública e harmonizar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias através da pavimentação asfáltica de vias públicas urbanas tem sido uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Mucuri. Somente na primeira fase da obra na cidade e no distrito de Itabatã estão sendo investidos R$ 10,6 milhões, utilizando apenas recursos próprios do município. O benefício acontece graças às economias promovidas pela atual gestão.

Segundo o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), todas as ruas e avenidas de Mucuri para receber o asfalto, tiveram que ser requalificadas, onde toda estrutura de drenagem pluvial foi refeita tendo em vista que são ruas que foram pavimentadas há mais de 40 anos, onde os blocos do calçamento já estavam triturados e a parte subterrânea estavam com seu manilhamento esfarelado e além disso, de espessura inadequada, motivos pelos quais, que nas épocas chuvosas a cidade virava um caos com entupimentos na sua rede de drenagem.


“As obras de asfaltamento que estamos entregando ao povo de Mucuri, além de melhorar a mobilidade urbana para toda a comunidade, esses investimentos são pensados para vias com papel fundamental em nossa economia, que dão acesso fácil ao nosso povo, são, na realidade, investimentos que impactam o turismo, o comércio, a produção agrícola e a segurança, e que são possíveis graças ao nosso novo modelo de administrar Mucuri”, assegurou o prefeito Robertinho.


As vias públicas estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente. Os serviços estão sendo executados pela Construtora Pavicol Ltda., uma das empresas de maior referência em pavimentação asfáltica do Estado.


Conforme a engenheira civil Adriana Alves, a massa asfáltica atinge primeiro as ruas que vão tendo suas obras de drenagem e pavimentação concluídas. Ao todo, 16 ruas e avenidas da região central estão sendo asfaltadas, inclusive as mais extensas com até 1.400 metros, além de praças, alamedas e travessas. Uma das mais recentes que foi asfaltada foi a Rua Almenara, com 1.100 metros de comprimento que liga o centro comercial de Mucuri ao trevo do receptivo da ciclovia da BA-698 em direção aos bairros da zona oeste da cidade.


A Rua São José, uma das vias públicas mais antigas do centro histórico de Mucuri acabou de ser 100% asfaltada após ter tido toda sua rede de drenagem refeita. Nesta terça-feira (03/05), a pavimentação asfáltica chegou a Rua Raul Gazzinelli, uma das principais do centro da cidade. A engenheira Civil Adriana Alves explicou que a Raul Gazzinelli mede 650 metros de extensão e já está com 60% da sua macrodrenagem concluída e nesta extensão o asfalto será aplicado, em tempo que a outra parte homens e máquinas concluem as obras de drenagem e nivelamento do calçamento.


O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Victor Augusto Souza Santos, informa que prefeito Robertinho deu a ordem de serviço no dia 20 de janeiro passado para que as obras do asfaltamento começassem, mas paralelamente, outras frentes de trabalho foram deflagradas para requalificar avenidas, ruas, praças e travessas da cidade de Mucuri, exatamente para que estas vias públicas depois de niveladas e concluídas as obras de recuperação das redes pluviais recebam a massa asfáltica.


“O calçamento da zona urbana central de Mucuri era muito antigo, especialmente na parte histórica da cidade, por isso, está sendo preciso trocar todo manilhamento subterrâneo, abrir vias mais amplas de escoamento, revitalizar toda rede de drenagem com manilhas de maiores espessuras, correções de irregularidades do solo e reparar todo pavimento, além do nivelamento de todas as vias com uma primeira massa de asfalto, para somente depois, aplicar a devida massa asfáltica em definitivo como já vem acontecendo desde o dia 1º de fevereiro”, explicou o secretário Victor Augusto.


Dentre as vias públicas de Mucuri que estão sendo asfaltadas ou que ainda estão sendo preparadas para receber o asfalto, estão: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, Almenara, alamedas, travessas, canteiros e praças.


O próprio prefeito Robertinho destaca, que o asfalto dessa primeira etapa, vai proporcionar mais evolução urbana, conforto e segurança para todos que trafegam pelos roteiros beneficiados e mudará completamente a dinâmica da cidade, garantindo o desenvolvimento, progresso, conforto e segurança para todos, além da valorização dos empreendimentos localizados nas ruas, praças e avenidas, cujas obras somam um valor de R$ 10.652.945,67 de investimentos.


O prefeito Robertinho, lembra que as ações estão sendo realizadas com recursos próprios do município e integram um plano de recomposição de várias vias públicas da cidade. E as obras de asfalto em Mucuri estão inclusas no primeiro lote, que faz parte de um grande pacote de obras planejado com dedicação absoluta para atender as necessidades de cada localidade do município de Mucuri. O projeto de asfaltamento em execução também vai beneficiar avenidas e ruas de Itabatã, mas antes disso, obras de drenagem e nivelamento das ruas estão ocorrendo no distrito, como preparativos para receber o asfalto em breve.



Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.