:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Começamos 2019. Novo ano, novos ares, novas esperanças, metas e sonhos a serem construídos ou conquistados. É de suma importância que tenhamos um objetivo fixado a cada dia, a cada mês, a cada ano. São esses objetivos que nos fazem estarmos sempre em movimento, na busca por algo diferente em nossas vidas. Da mesma forma, estou sempre em busca de novos vinhos e espumantes para oferecer a vocês. Como já é conhecido de todos, na primeira sexta-feira do mês eu escrevo sobre uma vinícola brasileira e os produtos que ela oferece. O intuito não é outro, senão o de valorizar as vinícolas brasileiras, fazendo-as conhecidas no cenário vinícola nacional e oportunizando a você, leitor e enófilo, ter acesso a vinhos de qualidade e com bom custo-benefício. Em novembro, quando estive no Vale dos Vinhedos, fiz uma visita a muitas vinícolas, entre elas , a que apresento a vocês neste artigo.

 

A vinícola Dom Cândido está localizada no Vale dos Vinhedos, na Via Trento, 2169, Bento Gonçalves-RS. É uma empresa familiar. A história começou com o Sr. Cândido Valduga (infelizmente já falecido por conta de um acidente), quem criou a empresa. Desde sua infância, convivia com a produção de uvas e vinhos, quando já acompanhava o pai nas lidas do campo e lavava as pipas que abrigavam a bebida artesanal que a família elaborava para consumo próprio. Quando adulto, passou a cultivar uvas que fornecia para vinícolas da região, até fundar sua vinícola e produzir seus próprios vinhos e espumantes. Após seu falecimento, sua esposa, Dona Lourdes, assumiu o posto na vinícola.

 

Um amigo meu, o enólogo Douglas Chamon, nos conta uma experiência que teve ao visitar a vinícola em 2016. Ele diz:

 

Ao vê-la no refeitório, não sabia que se tratava da proprietária, e ao perceber que tiraria uma foto do local, dona Lourdes disse que “sairia para não atrapalhar”. Eu retruquei, e disse que a presença de uma pessoa embeleza qualquer ambiente, e que ela seria a peça principal da foto, ao fundo. Neste momento, o enólogo Daniel de Paris, que me acompanhava, disse-me quem era.  Conversar com dona Lourdes foi um dos momentos mais importantes de minha visita à Dom Cândido”.  E ainda: “Simpatia, simplicidade e doçura caracterizam esta senhora”.

 

Relatos assim nos dão a certeza de um ambiente familiar acolhedor e que atrai muitos turistas a essa localidade, nos dando o prazer da visita no conhecimento do local como um todo, que além da vinícola em si, possui loja de varejo(belíssima), restaurante e logicamente, parreirais. São 62 hectares de vinhedos, 12 no Vale dos Vinhedos e 50 hectares no município vizinho de Veranópolis, os quais, de acordo com o enólogo da vinícola, o Daniel de Paris, eram sempre visitados pelo Sr. Cândido Valduga, que exigia qualidade em suas videiras. Nestes parreirais são cultivadas uvas viníferas das variedades Marselan, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Moscato Branco, Riesling, Pinot Noir, Cabernet Franc e Chardonnay. Com uma produção controlada, a vinícola aposta na elaboração de vinhos de qualidade internacional em pequenos lotes. Possui em seu portfólio várias linhas de vinhos e espumantes: linha Autêntico, reserva, vinhos especiais(como o Documento e o Quarta Geração), bag in box, sucos de uva e espumantes de alta qualidade. Indo ao Vale dos Vinhedos, não deixem de visitar esta bela e familiar vinícola. Que o ano novo nos traga novidades em vinhos e espumantes brasileiros.

Vaner Benetti

Sommelier Internacional FISAR

WSET 1

Colaboração no artigo:

http://adegadochamon.com/dom-candido.html

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.