:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

É amores, relacionamento abusivo. Por mais controverso que pareça existem relacionamentos baseados no abuso, e muito embora as mulheres sejam as maiores vítimas, o oposto também se faz verdadeiros. Assim como existem homens abusivos, existem mulheres. O fato é que inde pendente de gênero, por conta de sua insegurança e baixa autoestima, essas pessoas precisam controlar àqueles com os quais se ligam “amorosamente”. O abusador, normalmente se utiliza de violência verbal (você não é muito inteligente, burra, grossa, não faz nada direito, o que seria de você sem mim...), violência emocional\psicológica (se eu te largar, você não vai arrumar ninguém que te queira; você só está onde está por minha causa; nem tua família gosta de você; você vai viver só ninguém te suporta ), e violência física (empurrões, mordidas, beliscões, socos murros). Fazem chantagem emocional, são possessivos prejudicando a liberdade e privacidade do parceiro(a), e tentam minar de toda forma a autoestima de seu par.

Quando falamos em relacionamento abusivo, é normal pensar só em casos extremos de violência física. Em nossa sociedade muitos das atitudes abusivas, podem e são confundidas com “cuidado”, com “zelo”.  É interessante estarmos atentos. Sempre digo que a maior violência sofrida nos relacionamentos, são as violências diárias. È aquele batom vermelho arrancado da tua boca, a briga por que você resolveu demorar um pouco mais na casa da amiga, é a exigência de rastrear o teu celular, é a comparação entre você e outras mulheres golpeando sua autoestima sempre que possível, é a suspeita de que toda vez que um homem se aproxima você pode sucumbir a traição, é a mulher de resguardo que precisa limpar, cozinhar, olhar o bebê e ainda satisfazer o marido, é aquele “eu te amo tanto que te quero só pra mim”, ou ainda “te amo tanto que não aceito te dividir”, “só faço isso porque tenho medo de te perder”; tudo isso é abuso, é violência!

É bom ter em mente que um relacionamento saudável, não tem que te privar de suas particularidades, nem desrespeitar suas vontades, mesmo que venham disfarçadas de bem querer, amor e proteção.

E é valido salientar que se você viveu ou está vivendo um relacionamento abusivo, você não deve se sentir culpada, apesar de nossa sociedade ter uma tendência de culpabilizar a vítima, entenda, A CULPA NÃO É SUA! Daí a necessidade de procurar ajuda profissional, para  quê, quem está nesse relacionamento consiga se libertar, e para quem já conseguiu pôr um fim, mas ainda sofre, possa superar.

Trouxe este tema, porque entendo que é extremamente delicado, principalmente, devido ao fato das vítimas sequer terem consciência do que estão passando. Nessa confusão entre o que é abusivo e o que é cuidado, acabam invalidando os maus-tratos mesmo que se sintam tristes, infelizes, e vazias. Nestes casos, a ajuda dos amigos e o auxílio psicológico para fazerem as vítimas despertarem vale uma vida.

Se você se identificou com o texto, procure ajuda! Você merece uma vida plena e feliz!

 

 

Rafhaelli Aparecida Cao

Licenciada em História (FUNCAB)

Pós-graduada em: Filosofia e Sociologia, Docência do Ensino Superior (FaSE)

Bacharel em Psicologia (Pitágoras)

Pós-graduanda em: Psicologia Sexual (FDA)

Podem Mandar sugestões e tirar dúvidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sigam lá no instagram: @adoravel_psyque

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.