:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

“Trazemos no sangue, nas mãos e no coração a paixão em elaborar os melhores vinhos”.

Eu não poderia começar escrever esse artigo sem essa forte afirmação de Lídio Carraro a respeito da tradição familiar na elaboração de vinhos. Afirmação que mostra a verdadeira paixão na arte de se elaborar vinhos. E vinhos de qualidade. Vamos falar um pouco desta vinícola que possui uma filosofia purista na elaboração de seus vinhos.

A família Carraro se assentou em nosso país em 1875, especificamente em Bento Gonçalves-RS, provenientes da região do Vêneto, na Itália. O principal negócio era a plantação de uvas e produziam vinhos apenas para seu próprio consumo. Na década de 70, Lídio Carraro se destaca como um dos líderes na implantação de vinhedos de Vitis vinífera na região, sendo um dos pioneiros no cultivo da Merlot. Já na década de 90, sua busca incessante é por desenvolver os melhores vinhedos possíveis, a fim de que possa ver refletido nos vinhos, o trabalho árduo dedicado aos parreirais. Nesta mesma década, Juliano Carraro, seu filho, começa a estudar enologia. Isso, mais tarde, contagia o irmão mais novo, Giovanni Carraro, que também conclui sua formação na mesma área e é, atualmente, o enólogo responsável pela elaboração da produção da vinícola.

 

Em 2001, ocorre a fundação da Vinícola. A família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. No ano de 2002 é iniciada as primeiras produções, surgindo então os primeiros desta destacada vinícola brasileira. Estes primeiros vinhos só chegam ao mercado em 2004. Fato interessante, é que ela uma vinícola ainda muito jovem vence uma seleção que o vinho brasileiro começasse a aparecer nas prateleiras d de lojas Duty Free, aquelas lojas que se fazem presente nos aeroportos internacionais, sendo ela, a primeira vinícola brasileira a fazê-lo. Isso abre as portas internacionais, e a Lídio começa a exportar já em 2005, se tornando referência em vinhos de alta qualidade no Brasil e no mundo. A Lídio trabalha com várias castas, entre elas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Malbec, Pinot Noir, Chardonnay, dentre outras.

 

No inicio falei toquei no ponto da filosofia purista da vinícola. Mas o que é essa filosofia tão apregoada por eles? Vejamos abaixo, na íntegra, o que pensam os proprietários da vinícola:

Desde o início do projeto a Lídio Carraro concentrou-se em elaborar vinhos que se destacam pelo estilo próprio e excelência e, ao mesmo tempo, resgatam a pureza de expressão de cada variedade, traduzindo a ‘essência’ do terroir de origem. Deste conceito nasceu um método próprio de gestão técnica vitivinícola, denominado Filosofia Purista: uma fusão de conhecimento, técnica e arte em busca do “vinho ideal”.

 

Para alcançar esse “vinho ideal”, levam em consideração aspectos importantes na sua produção, como segue: Vinhedos próprio, colheita manual, produção limitada, vinificação por parcelas, sem passagem por madeira, sem filtração (sem correções enológicas, exceto para os vinhos que não fazem fermentação malolática, cujo processo é uma filtração ‘física’ através de uma membrana), sem adição de açúcar, vinificação por gravidade e clarificação à frio, sem aditivo.

Tudo isso permite que a vinícola produza vinhos com uma identidade muito própria, permitindo que a uva traga para o vinho suas características próprias, sem alteração de sabores e aromas próprios destas cultivares.

Possuem as seguintes linhas de vinhos: Grande Vindima, Singular, Elos, Dádivas, Agnus, dentre outras. Caso queiram conhecer os produtos desta excelente vinícola nacional, entre em contato com conosco.

Finalizo o texto com esse belo slogan da Lídio Carraro: Uma marca. Uma história. Um conceito... um estilo de vida.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.