:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Você já deve ter ouvido alguém muito próximo de você, dizer que é ansioso; ou quem sabe, até você mesmo se considere assim.

Mas de verdade, você consegue definir o que é ansiedade? Não? Então vem comigo!

Ansiedade é uma emoção absolutamente natural a qualquer ser humano em situações que pra ele represente risco. Portanto, sentir ansiedade antes de uma avaliação escolar, uma entrevista de emprego, diante de um problema familiar ou profissional, ou um perigo real iminente, é natural. Estranho seria, se você não sentisse nada diante de situações alarmantes.

Essa ansiedade que citei acima, demonstra que você é como todo mundo, em situação de alerta, seu corpo trabalha te pondo numa condição de estresse, para que você consiga se livrar mais rápido da situação que sugere perigo. Ex.: se você está para fazer uma prova e acha que não se preparou o suficiente, é normal, se sentir ansioso, e querer fazer logo a prova pra se livrar do “perigo”, porém, o natural, é que em pegando a prova e começando a respondê-la, a ansiedade passe e tudo corra bem.

No entanto, existem pessoas que por algum motivo, detectam perigo em sua volta à todo instante, e por isso, sentem medo e preocupação o tempo todo, elas não precisam estar passando por problemas significativos ou perigo real para se sentirem ameaçadas. Usando o mesmo exemplo anterior, essa pessoa pegaria a prova, mas a ansiedade é tamanha, que ela não consegue ler, nem responder, nem se lembrar das aulas, nem dos textos lidos, mesmo que tenha estudado com afinco.

Nesses casos, a ansiedade é considerada excessiva e atrapalha a vida do sujeito, que já não consegue mais ter paciência e calma. A ansiedade é algo muito próximo da preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos.

Quando a pessoa chega nesse nível de ansiedade, dizemos ser uma ansiedade crônica que pode levar a quadros de pânico. Esta ansiedade excessiva, pode causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas, como:

 

-Sintomas psicológicos da ansiedade

Constante tensão ou nervosismo, Sensação de que algo ruim vai acontecer, Problemas de concentração, Medo constante, Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, Preocupação exagerada em comparação com a realidade, Problemas para dormir, Irritabilidade, Agitação dos braços e pernas.

 

-Sintomas físicos da ansiedade

Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, Respiração ofegante ou falta de ar, Aumento do suor, Tremores nas mãos ou outras partes do corpo, Sensação de fraqueza ou cansaço (atenção a bocejos em demasia é um indicativo de cortisol alto), Boca seca, Mãos e pés frios ou suados, Náusea, Tensão muscular, Dor de barriga ou diarreia.

Pessoas que já possuem esses sintomas e não procuram um acompanhamento adequado, podem chegar a ataques de pânico, que nada mais é do que uma reação comum do corpo em estresse elevado. Suas principais características são:

Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis, Sensação de morte, Hiperventilação, Aumento da frequência cardíaca (taquicardia), Tonturas e vertigens, Problemas gastrointestinais.

Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares.

Como você já deve ter percebido, ansiedade não é frescura e quem apresenta esses sintomas está em sofrimento, e precisa procurar ajuda profissional. A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, com tratamento eficaz e acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Se este texto fez sentido pra você, curta, comente, compartilhe.

 

Rafhaelli Aparecida Cao

Psicóloga CRP 03\19129

Bacharel em Psicologia (Pitágoras)

Pós-graduanda em: Psicologia Sexual (FDA)

Agendamentos pelo telefone : 73 999883272

Sigam lá no instagram: @adoravel_psyque

Dúvidas e\ou sugestões no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.