:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Se o título te chamou a atenção, provavelmente você está passando ou já passou por alguma dificuldade em cuidar de um familiar idoso. Sei que cuidar de pai e mãe idosos é um desafio enorme para a família, especialmente para aquele cuidador familiar que foi eleito a ser o responsável pelos idosos doentes da família.

A população brasileira vem envelhecendo a passos largos e com esse envelhecimento rápido, apareceram doenças crônicas e degenerativas, que prejudicam a qualidade de vida e saúde de idosos e seus familiares. Dados do Ministério da Saúde dizem que 1 a cada 3 idosos no Brasil possui algum tipo de limitação que interfere na sua independência. Quase 80% desses idosos precisam do auxílio de familiares, em especial a ajuda de filhas e noras, para atividades de rotina como tomar banho, se vestir, tomar remédios, comer e fazer suas eliminações.

Cuidar de um idoso em casa vai além de colocar o vovô no sol, tirar a vovó da cama ou ligar a TV para o titio assistir o jornal. O cuidado com o familiar idoso requer de quem cuida a sabedoria em lidar com problemas de saúde, conviver com situações delicadas na relação familiar, saber tomar decisões certas e ainda, conseguir ter tempo para se cuidar. Quem cuida de um idoso em casa, principalmente se for um parente de primeiro grau como pai e mãe, sabe o quanto é desafiador gerenciar remédios, alimentação, consultas, exames, lazer, conviver com as “terimosias” e ser criticado se algo sair do comum e esperado, não é mesmo?

A cada dia eu percebo um aumento no número de famílias de idosos que me procuram para saber como lidar com problemas de memória e comportamento, dificuldades de locomoção, em como conviver com as dependências para as atividades  comuns do dia-a-dia, quem procurar e o que fazer se algo sair do normal, como organizar a lista cada dia maior de medicamentos, além de dúvidas sobre os motivos da depressão e da preocupação em decidir se o idoso pode ou não morar sozinho.

Se você tem ou cuida de um idoso na família, acredito que alguma dessas questões que eu trouxe nesse texto te tocou. Foi pensando nisso, com base nos meus atendimentos de consultório e nas pesquisas que faço sobre a saúde na terceira idade que criei a Consultoria de Envelhecimento chamada “EnvelheciTUDE”, focada nas boas práticas e atitudes para ENVELHECER melhor.

Ao longo da minha carreia como Enfermeiro, Especialista em Envelhecimento e de Mestre em Saúde da Família pude estudar o fenômeno do cuidado do idoso em casa e a saúde de sua família, porque, afinal, quem cuida também precisa ser cuidado e orientado. Na minha consultoria, tanto presencial (consultório ou na casa do idoso), quanto online, ensino como famílias e cuidadores de idosos podem superar dificuldades causadas por doenças, demências e incapacidades, tornar o cuidado de seu idoso mais leve e feliz, focado na redução da sobrecarga, diminuição do estresse do cuidado e na restruturação do cuidado ao idoso em família.

Presencialmente, por meio de visita do idoso e sua família ao meu consultório ou, eu indo à sua casa, decidimos juntos a melhor forma de promover o cuidado dele, com base na identificação precoce de riscos à sua saúde e em avalições feitas por instrumentos voltados para a saúde na terceira idade.

As sessões de consultoria acontecem conforme as necessidades dos idosos e de suas famílias, em sessão única ou em pacotes de sessões. Em cada sessão iremos trabalhar pontos específicos sobre os desafios de cuidar de alguém e do planejamento do cuidado para o seu familiar idoso, de forma personalizada e direciona para a necessidade de vocês.

Quer saber como a Consultoria EnvelheciTUDE pode te ajudar? Entre em contato comigo pelo site www.envelhecitude.com, pelo WhatsApp (73) 99987-3126, conheça meus vídeos de dicas sobre envelhecimento no Canal YouTube EnvelheciTUDE, no meu Instagram @enf.sandrocalefi e no Facebook Sandro Calefi!

Beijos no coração e um excelente envelhecimento para nós!

 

Por: Vida Diária / Sandro Calefi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.