:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de escrever, principalmente sobre temas que mexem comigo e com as pessoas – e sexualidade é um desses.

Há quanto tempo não escrevo um artigo sobre sexualidade, nossa...! Acho que desde que o Facebook começou a me alertar por postar conteúdos pornográficos, aiaiai só rindo mesmo! Parece brincadeira né?? Mas não é. Desde então eu parei para não correr risco de ter meu perfil bloqueado.

Semana passada foi muito especial porque recebi dois convites no mesmo dia para fazer duas palestras nesta semana sobre sexualidade. Uma delas será para uma turma de jovens na escola dos meus filhos e a outra para um grupo de mulheres. O que não posso fazer no Facebook faço fora dele.

Neste processo de elaboração das palestras sempre me pergunto o que é importante para este público (que assistirá a palestra) saber sobre sexualidade? No caso dos adolescentes o foco será DSTS/HIV e gravidez.

Mas para as mulheres muitas coisas passaram na minha cabeça. Esta frase que pincei para virar o título deste artigo - A mulher é um mistério.

Será por que não desperta interesse? Por que está em uma dimensão que ainda não temos recursos para entender? Por que tem algo que não podemos saber? Ou por que é tão grandioso e especial que precisa ser escondido? Humm aí as coisas começam a ter mais sentido – você concorda? Fico com esta última alternativa. E você?

Imagine só, o que há nas mulheres que poderíamos descobrir ou que já tenha sido descoberto e que precisamos esconder? Se pensarmos em sexualidade feminina não é difícil deduzir. Onde está o maior tabu e o maior preconceito com relação a sexualidade senão na feminina. Bingo!!

Se a sexualidade feminina não fosse tão boa não haveria tanta regra, tanta proibição, tanto tabu em torno dela. Gosto de pensar assim!

Claro que a mulher é um mistério porque teve que se preservar, teve que se reprimir, algumas culturas a mulher nem hímen podem ter. Foram gerações e gerações construindo uma sexualidade suja e pecaminosa. Não é à toa que sabemos muito mais sobre a sexualidade masculina do que feminina, embora isso já tenha mudado muito.

Se você que é mulher e está lendo este artigo eu posso apostar que você não sabe e nunca viu nas aulas de anatomia na escola o clitóris inteiro. Você acha que é apenas aquela bolinha quase inexistente né? Mas não é. Ele mede em torno de 9,16 cm e é 100% feito para o prazer. Agora pasmem foi só em 1998 que uma médica urologista da Austrália Helen O`Connell resolveu publicar um estudo feito por conta própria.

Ainda que fosse só aquilo que vemos por fora o clitóris tem um poder maravilhoso de proporcionar um dos maiores e melhores orgasmos que poderíamos querer. Deus foi muito maravilhoso com as mulheres realmente, mas foram os humanos que as transformaram em mistério.

Embora a exuberância da sexualidade feminina tenha sido muito reprimida, ignorada e transformada em algo feio e pouco valorizado é graças ao empoderamento feminino que a gente vem conquistando, através de nossa independência, autovalorização e modo de vida nos dias atuais, graças a consciência de que nós podemos controlar o que sentir, que nós somos responsáveis pelo nosso bem estar isso vem sendo mudado. Estamos vivendo uma nova perspectiva e a sexualidade como um todo vem ganhando novos horizontes.

 

Até a próxima semana!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.