:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Você já parou para pensar no quanto baseamos o nosso modo de entender as pessoas e o mundo a nossa volta influenciados pelo que “eu ouvi dizer”? O mais impressionante disso é que acreditamos e moldamos a nossa consciência como se o que ouvimos fosse de fato uma verdade, e não fazemos o menor esforço para duvidar disso.

Se isso não fosse verdade não acreditaríamos no vizinho mal intencionado quando fala mal da cunhada dizendo que ela trai o marido mesmo isso não sendo verdade, afinal como eu posso saber né! Ou então, quando eu vou a cartomante e ela diz que tem alguém fazendo mandingas para atrapalhar meu casamento e que por isso eu preciso contratar o serviço dela e eu contrato e pago caro – quem quer perder o marido né? Sei...! Existe também uma estória de que se dermos dinheiro a igreja seus ganhos também irão aumentar.

Pare um pouco para você pensar em quantas estórias, em quantos casos e conceitos que ouviu por aí e que você arregalou os olhos como se aqueles fossem a mais pura verdade dos fatos sem ao menos duvidar, formando ideias sobre aquilo, ou sobre aquela pessoa que para você são a mais pura verdade? Quando se coloca Deus nestas estórias parece que fica ainda pior. Criamos uma imagem interna sobre algo que apenas ouvimos e não vemos para constatar.

Atualmente vivemos um problema sério com estas tais de Fake News. Acreditamos em tudo que lemos e ouvimos, em tudo que vemos pela televisão, que vemos nas redes sociais e no que as pessoas contam para nós.

Isso só confirma o quanto nos posicionamos diante da vida e das pessoas com tanta ingenuidade e susceptibilidade a sermos manipuláveis e induzidos a acreditar em qualquer coisa. Chegamos a fazer coisas que, se tivéssemos certeza dos fatos, não teríamos feito, você concorda comigo?

Quantas vezes você sofreu por causa de informações que lhe foram passadas e que você tomou como verdade? Quantos sim`s e quantos não`s você falou baseados no que você ouviu e depois teve que voltar atrás arrependido da besteira que fez ou disse?

Não estou dizendo que não devemos acreditar nas pessoas e nas coisas que lemos só estou alertando para o fato de que o senso crítico é fundamental. Aliás, se não fosse isso estaríamos na idade da pedra ainda porque a ciência não existiria.

Qualquer um de nós pode alterar o curso dos acontecimentos da própria vida a qualquer momento dependendo do quanto você acredita no que ouve sobre determinadas coisas. O problema está quando acreditamos em um “achismo” qualquer.

Devemos tomar muito cuidado com relação ao que ouvimos para não criarmos ideias desconectadas da realidade. Às vezes essas ideias ficam tão arraigadas em nossa consciência que sofremos ao ver-nos obrigados a abrir-mão delas. Muitas vezes ruminamos estórias que nos foram contadas no passado a maior parte da vida, até o dia que encontramos a verdade simplesmente porque abrimos os olhos e a nossa percepção.

Não precisamos de muito para vermos a verdade ou o essencial dos fatos mas precisamos estar abertos para perceber a realidade da forma com ela é, da forma como ela nos apresenta sem interpretações e julgamentos. O melhor caminho será sempre o da verdade e, de preferência, a sua verdade buscada e construída à partir da sua história, do seu conhecimento e das boas relações que você construir ao longo da sua trajetória existencial. A ideia não é desconfiar mas ser curioso em relação ao que ouve e buscar mais informações e conhecimento sobre isso.

 

Até a próxima semana!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.