:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Atendendo a pedidos, esta semana quero falar um pouco sobre o Terroir e o que diferencia os vinhos uns dos outros. Vinhos não são iguais, ainda que da mesma cepa e do mesmo clone. Existem uma série de fatores que influenciam a produção da bebida, às quais veremos a seguir.

Muitos me perguntam sobre qual vinho é melhor, comparando vinhos de determinadas uvas de diferentes países. Não tenho como responder isso de uma forma exata. Na verdade, ninguém pode. Vinhos produzidos com o mesmo tipo de casta, do mesmo clone, mas plantados em regiões diferentes, nunca gerará o mesmo vinho. O vinho que você bebeu 5 anos atrás também não será o mesmo. Então você precisa saber qual a tipicidade de vinho agrada mais ao seu paladar. E não nos faltam opções.

A palavra Terroir (lê-se terroar), é um termo de origem francesa, mas que provém do latim popular “terratorium”, mas que sofreu alteração na língua galo-romana, ficando como “territorium” e “territoire”. Se pudéssemos traduzir de forma literal, poderíamos chamar de território ou como designação de terra no sentido de solo. Mas terroir não é uma palavra que podemos traduzir literalmente, pois muitos são os aspectos que compõem seu significado no geral.

De forma geral, o terroir se baseia em uma pirâmide: solo, clima e fatores humanos. Mas dentro deste tripé temos outros aspectos a serem considerados.

 

No aspecto solo, precisamos entender que existem vários tipos diferentes: arenoso, rochoso, argiloso, com aspectos minerais e de densidades diferentes. O terreno é inclinado ou plano, está ao nível do mar ou em altitudes ou se sofrem outras influências.

No que se refere ao clima (macroclima e microclima), é necessário levar em consideração se o local é chuvoso, seco, se é frio ou quente, se há influência dos ventos ou nevoeiro, se está próximo ao mar ou mesmo do deserto.

Junte a isso a cultura e tradição do lugar, a interferência do homem no processo, as técnicas utilizadas e a filosofia do enólogo ou da vinícola na produção como um todo.

A soma de todos estes aspectos, dará a identidade ao vinho, o que chamamos de terroir. Então, se você plantar o mesmo tipo de uva, do mesmo clone, em um terreno ao lado de outro produtor, não significa que você terá o mesmo vinho, pois tudo o que falei antes influenciará de forma diferente no vinho. Aromas, gosto, acidez, taninos. Não espere a mesma coisa dos vinhos, mas procure entender estas diferenças, para que não faça comparações não validas. Lembre-se do que digo: vinho bom é vinho bem feito. No paladar, vinho bom é aquele que mais te dá prazer. Então, faça sua escolha e saúde.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional

FISAR – WSET1

Contato: 99991-9921

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.