:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O enoturismo no Brasil e no mundo tem crescido de forma espetacular e é um segmento baseado na motivação que cada um tem em conhecer mais sobre vinhos e seus aromas e sabores, além de lugares maravilhosos. Isso permite ao turista apaixonado por vinho, imergir na cultura e nos detalhes da produção vitivinícola.

 

Em novembro passado, tive a oportunidade de visitar as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Nova Pádua, todas no Rio Grande do Sul. Além do curso de Sommelier que fiz pela FISAR em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, na cidade de Flores de Cunha, visitei cerca de 25 vinícolas na região. Isso me possibilitou conhecer novos produtos, os proprietários das vinícolas, enólogos, e claro, degustar vinhos espetaculares.

 

Ocorre que são inúmeras as vinícolas. A região respira vinho. O tempo todo. E quando você faz uma viagem dessas pode ficar perdido sem um roteiro pré-estabelecido, pois são muitas as possibilidades de passeios e visitas ecoturísticas. Dessa forma, quero deixar algumas sugestões de visitas, a fim de que você possa conhecer lugares muito interessantes e pessoas especiais, adentrando de forma mais profunda neste mundo.

Em Monte Belo do Sul visite a vinícola Calza. Uma empresa familiar gerida por Antoninho Calza e seu Júnior Calza. Pessoas maravilhosas e vinhos incríveis, como o Ouro Negro Merlot 2005 e o Capitulo IV, além de um espumante nature excelente. Não deixe de conhecer, pois vale muito a pena o bate papo e o bom vinho.

 

Em Bento Gonçalves, além de visitar vinícolas grandes como a Casa Valduga, que é espetacular em sua estrutura e beleza, priorize as menores, pois encontrará vinhos que o surpreenderá. Uma destas é a vinícola Barcarola, que produz vinhos com castas não muito convencionais, como a Teroldego, Lagrein e Rebo. O César, enólogo e proprietário da vinícola, o atenderá em um casarão antigo, tombado pelo patrimônio histórico. Sugiro também a Larentis, com vinhos de excelente custo benefício.

 

Em Garibaldi você poderá conhecer a vinícola que leva o nome da cidade e que possui excelentes espumantes, como ótimo custo benefício. Ainda no mesmo município, você poderá visitar a vinícola Chandon, famosa pela qualidade dos espumantes que produz e onde tive a oportunidade de participar de uma aula sobre a produção de champanhe e espumantes com o diretor da empresa no Chandon, Philippe Mével.

Na cidade de Farroupilha conheça a Cave Antiga, com ótimos espumantes a preços convidativos e vinhos muito interessantes, como o Marselan. Ainda poderá conhecer a vinícola Casa Perini, famosa por ter espumantes premiados.

 

Em Flores da Cunha você poderá conhecer a Luiz Argenta, uma vinícola espetacularmente bela, com uma ótima estrutura, lojinha de vinhos e um restaurante com vista para os parreirais. Um aspecto interessante são as belas garrafas nos formatos mais inusitados. O enólogo responsável é o Edegar Scortegagna, um excelente profissional e uma ótima pessoa. A vinícola Salvattore(Casa Salvador), também é muito bonita. Fica no centro de Flores da Cunha e o lugar é um prédio antigo, recuperado pela família. O Daniel irá te atender com muita atenção. Um cara espetacular.

Existem muitas outras opções, mas em outro momento darei mais dicas a vocês. Bons vinhos a todos.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional Fisar/WSET1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.