:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Há uns anos atrás, segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2020 a depressão será um dos transtornos mais incapacitantes do mundo. Bom, 2020 chegou e agora?

Se analisarmos estes dados mais de perto veremos que embora estejamos com a vida mais longa, devido ao avanço tecnológico e científico da medicina, estamos ficando mais infelizes. Triste isso né? Pois é, mas existe solução pra isso.

Não me refiro aqui à cura mas sim ao controle, me refiro a atingir um estado emocional que não seja nem a depressão e nem a ansiedade. Me refiro ao fato de que podemos experimentar uma qualidade de vida emocional e psíquica muito melhores do que temos atualmente. Claro que bem-estar não cai do céu, assim como infelicidade e ansiedade também não. Gastamos tempo e energia construindo bem-estar ou mal-estar.

Então, o que podemos fazer diante disso? Vou lhe dizer uma coisa de extrema importância - a nossa mente precisa ser domada e controlada.

As psicoterapias Cognitivas sabem muito bem o que isso significa. Pensa comigo, a sua vida é exatamente aquilo que você pensa que ela é. Portanto, se você pensa que tem uma vida boa e próspera é provável que você viva isso, mas se você pensa que sua vida é dura e que nada de bom acontece com ela é provável que você viva isso.

Procure se observar. Somos como bruxos de nós mesmos profetizamos tudo aquilo que pensamos e que tememos que nos aconteça. Cuidado com o que você tem pensado sobre sua vida, seu trabalho, seus relacionamentos e sua vida como um todo. Não adianta rezar, agradecer e pensar coisas boas e positivas se você não acredita nelas, fazer por fazer não funciona.

Um dos exercícios mais poderosos que aprendi para controlar a mente é interrompendo o fluxo de pensamentos que me enfraquecem, que minam minha energia, me fazendo crer que nada vai dar certo. Pare de pensar que você não tem sorte no amor ou na vida. Qualquer pensamento que limita você de fazer e até mesmo de acreditar que é capaz de realizar seus objetivos não passam de auto sabotadores. São nossos inimigos internos.

Faça o seguinte: pegue um caderno e anote em uma coluna todos os pensamentos negativos que aparecem em sua cabeça do tipo- não sou capaz, as pessoas não gostam de mim, eu sou incompetente, não tenho sorte nos relacionamentos e etc. Em outra coluna ao lado da primeira transforme cada pensamento negativo em um pensamento positivo que substitua aquele negativo. Mas é preciso que seja um pensamento que fortaleça que te traga bons sentimentos e que faça sentido pra você.

Tudo que você retira de sua mente é preciso ser substituído por outra coisa. Sua mente se acostumou a pensar mal de si mesma por isso é importante que, ao tirar o que você não quer mais, você coloque outra no lugar. Depois que você fizer isso é preciso praticar diariamente esta troca. Chegará um momento em que não precisará de caderno porque irá conseguir interromper o fluxo negativo e colocar algo positivo no lugar. Faça isso e depois me conte como está indo.

 

Até a próxima!!!!

 

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.