:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O que você faz para manter ou prevenir sua saúde mental?

Alguma vez você já se preocupou com isso?

Você sabia que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde?

Pois é, ainda dizem que somos um povo feliz. Hospitaleiro eu até acredito, mas feliz...acho difícil com essa estatística. O lado festeiro deve ser pra extravasar tanto estresse que carregamos!!!

O estresse pode ser muito prejudicial à sua saúde se não for controlado a tempo e pode causar uma variedade de problemas, incluindo pressão alta, diabetes, obesidade e doenças cardíacas, além das desordens mentais como depressão, ansiedade ....

Uma coisa eu observo, talvez por ser psicóloga, como é natural minimizar a importância da saúde mental e bem-estar até o dia que se experimenta um episódio de descontrole, ou uma crise de depressão, de pânico ou ansiedade...

A gente se acostuma tanto a ser do jeito que “é”, que não atribuímos a importância devida à saúde psíquica. Uma coisa é certa, estamos o tempo todo sendo afetados pelo nosso estado interno desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir.

Até nossos sonhos refletem o modo como nos sentimos. Foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo, para alertar que prevenir é muito mais fácil do que remediar. Felizmente o que podemos fazer para prevenir a saúde mental é também indicado para reduzir os transtornos mentais.

A primeira dica é - retire um minuto do seu dia para meditar. São inúmeros os benefícios da meditação – melhora seu sistema imunológico, abaixa consideravelmente seu nível de ansiedade e depressão, aumenta seu foco e sua memória e muito mais...ao longo do dia você pode fazer o que se chama na Mindfulness “pausas transitórias” são alguns minutos umas 3 vezes ao dia em que você, de olhos fechados,  presta atenção na sua respiração e em seu corpo.

A segunda e não menos importante é... tire 30 minutos do seu dia para fazer uma caminhada. Pesquisas mostram que trinta minutos de exercício físico três vezes por semana retira qualquer pessoa da depressão. Além disso você vai se sentir mais energizado para as tarefas do dia além de controlar sua saúde física em geral...

A terceira é... antes de dormir escreva em um caderno ou em um diário 3 coisas pelas quais você é grato naquele dia e por quê. Por exemplo, “eu sou grata pelo meu cachorro porque ele me faz me sentir amada”. Procure sentir realmente a gratidão em seu coração. A gratidão faz com que o cérebro produza a dopamina - hormônio do prazer. O cérebro entende que algo bom e positivo está acontecendo, fazendo com que você se sita muito bem. Além de forçar você, no bom sentido, a focar em tudo que já funciona na sua vida.

A quarta e última dica é - tire um momento da semana para praticar o bem, contribuir com algo na vida de alguém. Não precisa ser algo de grandioso, mas também não me refiro a dar uma esmola. Coisas do tipo um abraço em quem está precisando, oferecer um sorriso, ou uma roupa usada. Quem sabe você não aproveita e faz aquela limpeza no seu guarda roupa e dê aquelas peças que você não usa mais a quem precisa. Ser caridoso faz com você se torne mais otimista diante dos problemas e faz com que seu cérebro libere serotonina, endorfina e dopamina- hormônios relacionados a felicidade e a sensação de bem-estar e prazer.

São apenas quatro maneiras de viver uma vida mais saudável. Seu caminho para a saúde e o bem-estar pode parecer um pouco diferente daqueles ao seu redor, mas isso não torna a viagem menos importante. Autocuidado é reflexo de autoestima!

 

Até a próxima semana!

 

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.