:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Conforme falamos na semana próxima passada, continuaremos em nossa coluna essa semana a falar de alguns erros que cometemos no mundo do vinho. Caso você não tenha lido o artigo anterior, acesse: http://vidadiaria.com.br/index.php/colunas/5951-onde-erramos-quando-o-assunto-e-vinho e veja os 5 primeiros problemas que apresentamos. Hoje veremos mais 5 situações em que muitas vezes falhamos quando com uma taça de vinhos nas mãos.

 

1 – Temperatura do vinho

Uma falha que muitos cometem na hora de se degustar um vinho é não se preocupar com a temperatura, sejam espumantes, brancos, rosés ou tintos. Cada vinho precisa ser servido na temperatura ideal, pois o vinho, se servido “quente”, terá o álcool como destaque, tornando a experiência desagradável. Se muito gelado você perderá os aromas e sabores, deixando a experiência sem graça. Tintos muito gelados amargam na boca em função dos taninos. Brancos “quentes” ficam salgados na boca. Vinhos servidos em temperaturas corretas mostrarão o seu potencial mais facilmente.

 

2 – Vinhos bons só com rolha

Ainda existem muitas pessoas com essa crença. Acreditam que vinho de qualidade só fechado com rolhas de cortiça. A tampa de rosca (screw cap), é perfeita como vedante, não permitindo a entrada de oxigênio nas garrafas, permite que as garrafas sejam armazenadas em pé, não estragam e facilitam a abertura dos vinhos. Vinhos de consumo rápido, jovens, são vedados constantemente com esse vedante. Já os vinhos de guarda são fechados com rolhas, isso me permite uma pequena entrada de oxigênio ao longo dos anos, mudando o vinho e ajudando a trazer complexidade.

 

3 – Comprar vinhos pelo rótulo

Você lembra da frase: não se compra livros pela capa!? Pois bem, de igual modo, não se compra um vinho pela beleza do rótulo, formato da garrafa ou mesmo pela cor do vinho. Claro que tudo isso forma o conjunto de um belo vinho, mas isso não é sinal de qualidade. O importante é o que está dentro da garrafa, por isso tome cuidado com o marketing. Pesquise sobre o vinho e a vinícola, e só depois faça a compra. Se o conjunto da obra for completo, melhor ainda.

 

4 – Balançar a garrafa de espumante antes da abrir

Você já parou pra imaginar todo o trabalho que é executado para se elaborar um vinho espumante? Não? Pois bem, se fizer uma pesquisa verá o quanto é trabalhoso fazer um espumante. Quando você abre o espumante pra ouvir o estouro da rolha saindo, permite que um parte do liquido se perca, perde-se uma parte do gás que está na garrafa e que forma as borbulhas que tanto nos agrada, pode atingir uma pessoa com a rolha (uma rolha sai do espumante em uma velocidade de até 80 km/h, e feri-la e ainda molhar alguém que esteja perto. Abra a garrafa devagar, segurando a rolha com uma das mãos e girando a base da garrafa com a outra.

 

5 – Armazenamento incorreto das garrafas

Muitas pessoas perdem seus vinhos e espumante por armazenar as garrafas em lugares incorretos. Lembre-se de que vinhos não gostam de luz em excesso e variação de temperatura. Procure manter suas garrafas longe de lugares quentes, como a cozinha e de locais com incidência solar forte. De preferência, procure manter os tintos em uma temperatura entre 13 e 20 graus e os brancos em até 14 graus. Se você não tem uma adega resfriada, procure ambientes mais frescos de sua casa.

Na próxima semana daremos continuidade no assunto e veremos outros pontos importantes quando falamos sobre vinhos.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR – WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.