:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Vivemos em um país onde ainda encontramos muito machismo patriarcal enraizado em todos os lugares, o que acaba gerando difícil acesso às mulheres, o entrar no mundo dos negócios, onde, na maioria das vezes é dominado pelos homens. No mundo do vinho então, onde reina os administradores, proprietários e enólogos do sexo masculino, pensarmos em uma mulher como capitã de uma vinícola parece sonho distante. Mas não é bem assim, pelo menos no caso da Janaína Massaroto. Mas quem é essa mulher empoderada?

Essa jovem mulher de 31 anos de idade tem suas raízes familiares arraigadas no mundo do vinho, visto que sua família possui em Flores da Cunha - RS, duas vinícolas, além de seu pai ser enólogo. Sua experiência no mundo do vinho começou cedo, aos 13 anos, nas vinícolas da família. Um dado interessante sobre a Janaína é que, em 2015, foi eleita rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima, em Flores da Cunha – RS. Mas ela não é apenas um rosto bonito neste universo. Vejamos um pouco do seu currículo profissional.

Ainda muito jovem, na faixa de seus 20 anos, em 2011, finalizou o curso como Tecnóloga em Viticultura e Enologia pelo IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), sendo a 4ª geração de viticultores na família. Além de enóloga, tem formação como Sommelière Internacional pela UCS-FISAR (Universidade de Caxias do Sul – Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori). Em 2015 começou a atuar novamente nas vinícolas da sua família. Após ter trabalhado em laboratórios e vinícolas do Rio Grande do Sul, mais especificamente na Serra Gaúcha, ministrado aulas para formação de Sommeliers e colaborado com as vinícolas da família, a ideia de produzir seus próprios vinhos, ter sua própria vinícola, veio a se concretizar no ano de 2016, tendo já sua primeira produção em 2017.

A ideia da vinícola é estimular a convivência entre diferentes pessoas, com o propósito de catalisar os mais variados encontros, sejam eles: casuais, românticos, familiares ou entre amigos. A produção é limitada, com cerca de 20 mil garrafas/ano. São vinhos elaborados com foco em consumidores que buscam excelência e exclusividade. Vinhos joviais e de muita personalidade. Para alcançar a qualidade desejada, busca-se a vinificação através de uvas de alto padrão de diferentes regiões: Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste, além de aliar a tradição com inovação no processo de vinificação, dedicada a pequenos lotes, alcançando assim melhores resultados em seus produtos, quer sejam vinhos ou espumantes. As uvas utilizadas na vinificação são: Cabernet Franc, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Moscato Giallo, Pinotage e Tannat.

Além da qualidade em seus produtos, a belíssima arte nos rótulos, demonstra um cuidado especial em seus produtos. Rótulos que trazem elegância e leveza às garrafas. É, sem sombra de dúvida, uma história de sucesso que começou a ser escrita bem recentemente, mas que já se mostra com os pés fincados no futuro, em face da inovação, responsabilidade e qualidade naquilo que fazem. É a mão feminina trazendo a assinatura nos únicos vinhos brasileiros que possuem uma mulher como enóloga e proprietária de uma vinícola. Em breve traremos estes belos vinhos para serem conhecidos no extremo Sul da Bahia. Saúde!!!

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR/WSET

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.