:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá, pessoal! A automedicação ocorre, muitas vezes, quando um indivíduo está sentindo algum sintoma, e invés de procurar um atendimento médico escolhe tomar remédios por conta própria. As raízes desse problema são culturais sendo reforçadas pela dificuldade de acesso ao atendimento médico vivenciado por grande parte da população.

É preciso, portanto, esclarecer às pessoas que a automedicação pode trazer serias consequências à saúde, entre elas o agravamento de doenças; a intoxicação; a combinação errada de substâncias que acaba por afetar negativamente o organismo.

Lembro aqui que todo medicamento foi projetado para atender certa necessidade de Saúde. Portanto, somente os profissionais da área têm a competência técnica para associá-los às doenças de forma a promover a cura ou tratamento.

Por isso, apesar da aparência de ser uma atitude inofensiva, pedir orientação de remédios aos familiares, amigos ou ao Google tem causado milhares de intoxicações e centenas de mortes todos os anos - além de dificuldades para o diagnóstico correto e o adiamento do tratamento adequado das enfermidades.

Divulgar tais informações às pessoas é essencial para reduzir toda essa problemática. Procure sempre a orientação do seu médico! E quando estiver utilizando um medicamento, devidamente prescrito, não interrompa o tratamento por contra própria.

Se os sintomas persistirem informe ao profissional. Mudando nossa postura individual, com relação a automedicação, estaremos contribuindo muito com a manutenção da saúde e bem-estar da sociedade.

Para sugestões de temas, tirar dúvidas pode entrar em contato através das redes sociais. Instagram: @mariofantasticosergio e Facebook: Mário Fantástico Sérgio. Um forte abraço a todos e fiquem com DEUS.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.