:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá, pessoal! O tabagismo é atualmente, no mundo, a maior causa de morte evitável. O hábito de fumar está diretamente relacionado com: Câncer de boca e garganta; câncer do pulmão; envelhecimento da pele; danos ao sistema cardiovascular; derrame; catarata; impotência e infertilidade - além de um número infinito de danos ao organismo.

Quem fuma piora, no geral, sua condição de saúde e agrava muitas de suas doenças pré-existentes. O agravo ao pulmão é direto e cumulativo no tempo. A oxigenação dos tecidos fica alterada prejudicando o desempenho do indivíduo como um todo. Fumar é viciante porque o principal agente psicoativo do fumo, a nicotina, age em cerca de 7 segundos no sistema de recompensa do cérebro determinando a sensação de prazer que leva ao vício. Para o tabagista, ficar sem fumar, conduz, portanto, aos vários sintomas da abstinência o que acaba reacendendo o desejo de fumar novamente.

Quem fuma coloca em risco sua vida e a vida das pessoas ao seu redor mediante o FUMO PASSIVO. Crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes são as maiores vítimas isso porque o cigarro, além da nicotina, libera no ar inúmeras substâncias tóxicas e prejudiciais.

A boa notícia é que parar de fumar dá condições ao corpo de recuperar-se dos danos apresentando benefício real mesmo para quem fuma há muitos anos. O tratamento pode ser definido a partir da quantidade de cigarros consumidos por dia e dos problemas de saúde associados.

Se você perceber que deixar o vício é muito difícil a orientação do seu médico será de fundamental importância já que poderá prescrever   terapias como a reposição de nicotina e orientar à busca por grupos de apoio ou de  autoajuda. Sendo que a compreensão da família, trabalho, igreja e amigos é fundamental!

Mediante o que acima foi exposto percebe-se, então, que o hábito de fumar acarreta uma série de malefícios à saúde e ao bolso sendo, portanto, importante largar o vício sem demora. Fazendo-se assim, muito contribui-se para a própria saúde e a saúde da coletividade. Um forte abraço a todos. Fiquem com Deus.

Para sugestões de temas, tirar dúvidas pode entrar em contato através das redes sociais. Instagram: @mariofantasticosergio e Facebook: Mário Fantástico Sérgio. Um forte abraço a todos e fiquem com DEUS.

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.