:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate a esse tipo de câncer.

Para o Ministério da Saúde, este mês é importante por ser uma oportunidade de sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

Nesse contexto, todo trabalho dos profissionais de saúde deve  basear-se na promoção, proteção e prevenção buscando-se o cuidado integral da população masculina. Infelizmente, como é possível perceber, a maioria das doenças que mais atingem a saúde dos homens estão associadas a hábitos de vida pouco saudáveis, excesso de ingestão de gordura, álcool, cigarro, estresse, além da falta de realização de exames preventivos.

Muitos homens, por uma questão cultural, ignoram seus problemas de saúde - uma atitude perigosa e que coloca em risco a própria vida.

Assim, é muito importante que os cuidados com a saúde se tornem parte da rotina da população masculina, o que melhora não só a expectativa de vida, mas também a relação com a família e as pessoas próximas.

Para os homens que estão com os exames de rotina atrasados - cabe não perder mais tempo e aproveitar o mês para ficar em dias.

Sendo que médicos e demais profissionais de saúde devem ser sempre consultados em caso de dúvidas.

Um forte abraço e fiquem com Deus!

Dr. Mário Sérgio

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.