:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Mucuri: Durante todo o dia desta segunda-feira, 6 de dezembro vários convidados  tiveram a oportunidade de conhecer de perto o veículo hexatrem e saber um pouco mais sobre esse sistema.


Com a participação das crianças do Projeto Golfinho (100% mantido pela Suzano), ainda, ao sim  do cantor Seu Gilson o Hexa Day aconteceu no Centro de Manutenção de caminhões da empresa.


Neste dia foi apresentado o novo sistema logístico florestal da companhia que entra em operação no Extremo Sul da Bahia.
O projeto consiste na operação do hexatrem, um veículo que acopla seis semirreboques, totalizando 54 metros de extensão, que vai trafegar em estradas dentro das propriedades da empresa.


Com esse novo modelo de movimentação, a companhia ganha produtividade no transporte de madeira que abastece a Unidade Mucuri e garante mais segurança no trânsito ao reduzir o número de veículos trafegando nas rodovias da região.
Inicialmente, serão 14 hexatrens em operação na Bahia e 6 superpentas. Com capacidade para até 200 toneladas de toras de eucalipto, o novo sistema reduz em média 72 viagens por dia de tritens nas vias da região e também alcança ganhos sob o aspecto da sustentabilidade, diminuindo a emissão de cerca de 2.798 t/ano de CO2 (padrão de medição de gases de efeito estufa).


O projeto off-road (fora da estrada) começou a ser desenvolvido em 2019 na Bahia e soma um total de R$ 44 milhões em investimentos. Para a operação, já foi construído um túnel que interliga as áreas restritas de plantio de eucalipto entre o município de Mucuri e a fábrica. A construção de outro túnel, que vai atravessar a BR-418, também já foi iniciada.


Toda a frota é própria da Suzano e será operada por transportadores da região, que foram devidamente capacitados. Esse sistema logístico foi idealizado pela Suzano e é inédito no Brasil. A estratégia foi iniciada em Três Lagoas (MS) e a Bahia é a segunda regional da companhia a implementar a operação, possuindo maior capacidade de carga.


“Com a nova estratégia, a Suzano visa reduzir 30% de carga nas rodovias locais, deslocando o volume de madeira que circula nas estradas para as áreas internas da companhia. A iniciativa evidencia o direcionador da empresa, de que Só é bom para nós se for para o mundo, proporcionando mais segurança para a comunidade. Neste sentido, uma das diretrizes do projeto também é a sustentabilidade, com a mitigação da emissão de carbono que impacta toda a região. Também gera e compartilha valor, capacitando profissionais locais para operar o veículo”, destaca Carolina de Araújo, gerente de Logística Florestal da Suzano.

 

Por: Vida Diária/ASCOM e Mírian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.