:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Pode ser que você precise – devido a alguma situação, como a perda do documento – tirar a segunda via do seu CPF mais cedo ou mais tarde, pois o documento é um dos mais importantes. Não é à toa que é emitido gratuitamente. No entanto a melhor parte é que o serviço pode ser feito pela internet, sem precisar ir até uma agência da Receita Federal.

Antes de tudo, é importante lembrar que o tradicional CPF físico, aquele cartãozinho de plástico azul, não é mais emitido. De 2011 para cá, o cidadão conta apenas com a inscrição impressa – que pode ser plastificada – e com o CPF Digital.

Segunda via do CPF

Para tirar a 2ª via do CPF, o indivíduo pode baixar o aplicativo CPF Digital. Ele está disponível para o download gratuito nas lojas de aplicativo, Google Play e App Store.

No aplicativo, o cidadão deve seguir o passo a passo para login e senha. Depois disso, ele já consegue acessar as informações do CPF e conferir se a situação dele está regular. Além de uma foto, o indivíduo tem um código QR Code que também pode ser usado na identificação.

No caso dos brasileiros que não fizeram a declaração do Imposto de Renda nos últimos dois anos, o primeiro passo é acessar a página da Receita Federal.

Em seguida, é preciso preencher com os dados como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor. Depois disso, o CPF já fica disponível para a impressão. Os brasileiros que estão em dia com a Receita Federal podem acessar o serviço por meio do portal e-CAC.

Caso o cidadão tenha esquecido o número do CPF, ele pode solicitar a informação na regional da Receita Federal. O serviço está disponível nos seguintes e-mails:

1ª Região (DF, GO, MT, MS e TO):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2ª Região (AC, AM, AP, PA, RO e RR):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3ª Região (CE, MA e PI):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4ª Região (AL, PB, PE e RN):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5ª Região (BA e SE):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
6ª Região (MG):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7ª Região (ES e RJ):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
8ª Região (SP):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
9ª Região (PR e SC):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
10ª Região (RS):  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Exterior:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .


Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.