:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 21 de fevereiro de 2018: Ao fazer uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, o vereador Jonathan Molar apresentou um documento de fiscalização das escolas participantes do Reordenamento da Rede Escolar Municipal, mostrando as realidades em que se encontram nesse início de ano letivo.

A Proposta de Reordenamento da Rede Escolar Municipal em Teixeira de Freitas foi apresentada pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Hermon Lopes, no mês de novembro, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino e economia financeira, de acordo com a Prefeitura Municipal. Dentre as justificativas para a efetivação do reordenamento, constava que, prédios alugados não estavam adequados para o funcionamento das escolas. Sendo assim, as escolas que receberiam esses alunos passariam por reformas estruturais para atender a todos.

Todavia, o vereador relata que, ao visitar as escolas e conversar com pais de alunos e alunos que foram reordenados de suas escolas originárias para outros colégios da Rede Municipal, sua equipe encontrou as escolas em situações precárias, prejudicando o início e andamento do ano letivo.

Para Jonathan Molar, o reordenamento só poderia ser feito mediante planejamento. “Visitamos várias escolas, e o que encontramos foram escolas mal estruturadas, prédios e pavilhões sendo ainda construídos com alunos já em sala de aula, e em algumas dessas escolas o rodízio de aula. Há escola sem banheiro para professores, biblioteca, com terríveis alagamentos, entre outras situações. Não se faz reordenamento escolar comprometendo a qualidade da educação, sem o devido planejamento”, disse o vereador em seu discurso.  

As cópias da fiscalização feita pelo vereador serão entregues à Comissão de Educação da Câmara Municipal, aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Poder Executivo. O vereador conclui sua fala, pedindo à Secretaria de Educação, Poder Judiciário, Câmara Municipal e ao Poder Executivo que tomem as devidas providências.  

As escolas visitadas foram: Escola Municipal Solidariedade, Escola Municipal General João Mendonça, Escola Municipal Professor Moabh Cristal Felix, Escola Municipal Shinaider Cordeiro Correia, Escola Municipal Clélia Das Graças Figueiredo Pinto e Escola Municipal Professora Geni Abutrabe Guerra Pessoa.

Por: Vida Diária/Andressa Lima. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.