:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Mais uma etapa da maratona de prevenção no extremo sul da Bahia, dessa vez a ação está sendo desenvolvida em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Profissionais do SAMU-base 08, em uma ação multiplicadora do conhecimento em parceria com o Projeto Escola de Prevenção, estão ministrando um curso básico de primeiros socorros para a comunidade.

A iniciativa visa capacitar populares para a tomada de ações eficazes de socorro até a chegada de equipe especializada. No currículo, de 20 horas/aula, estão previstas ações de avaliação inicial, suporte básico de vida, imobilização de fraturas, estancamento de hemorragias, manobra de desengasgo entre outras técnicas que possam minimizar a situação do acidentado até que a equipe do SAMU chegue na cena.

 

A coordenadora da base 08 do SAMU, Nelyanne Yamamoto, também instrutora no curso, afirma que um cidadão, bem treinado e atento ao que pode fazer em caso de socorro, se torna um grande parceiro do SAMU na preservação das vidas.

As aulas são ministradas por socorristas profissionais do SAMU no auditório do hospital em Posto da Mata às quartas-feiras. A turma é composta por pessoas de diversas localidades que se voluntariaram ao aprendizado e se mostram empolgadas a cada etapa em que evoluem no conhecimento da arte de preservar vidas.

 

“Promover ações de valorização da comunidade e disseminar a cultura de prevenção em toda parte é o objetivo do Projeto Escola de Prevenção. Esses são nossos mais novos parceiros e a nossa alegria é que tudo começa da simplicidade, partindo do desafio de fazer do cidadão comum um braço útil quando o assunto é socorrer o semelhante”, afirmou o SGT BM Jamildo Vilas Boas, idealizador do Projeto Escola de Prevenção.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira - Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.