:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

“Vamos falar de memória e patrimônio”. O convite da Prof.ª M.ª Liliane Maria do Campus X da UNEB se encaixa perfeitamente no atual contexto nacional, quando a população brasileira aprendeu, de forma trágica, a necessidade de valorizar o patrimônio e os registros de memória. Ela estará no auditório do Cetepes (antigo Colem), nesta quarta-feira, 19, para uma palestra que marca o início oficial dos trabalhos da ação “Biblioteca é Cultural”,  que terá a contribuição de acadêmicos de história da UNEB Campus X.

A ação é uma atividade conjunta da Universidade com a Unidade de Ensino Técnico, via projeto Escolas Culturais. Os estudantes calculam que o trabalho na Biblioteca deve ser concluído em até 40 dias.

“A memória é um fenômeno sempre atual, plural e que interage com o espaço. Na contemporaneidade os lugares de memória são celebrados e neles se cruzam diferentes construções de memória, o que nos dão uma pista do quanto esses lugares são ricos e significativos”, adianta a mestra Liliane, sobre a temática que abordará.

A palavra memória vem da mitologia, da deusa grega Mnemosine, a mãe das musas que protege as artes e a História, era ela que proporcionava a transmissão dos conhecimentos do passado entre os mortais.

A História por sua vez, é a ciência que tem no passado o seu aporte investigativo. Porém a História só se faz a partir da memória seja ela escrita, oral ou ainda, a partir da materialidade e dos “lugares de memória” (museus, monumentos, prédios etc.). Esses testemunhos do passado são a fonte, o material de trabalho do historiador.

Para participar da palestra “Preservação de Patrimônio”, basta comparecer na quarta-feira, 19, às 9 horas, no Auditório do Cetepes. Leve bloco e caneta para anotação.  Aproveite para refletir e aprender.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.