:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 07 de julho: Nesta última sexta-feira (05) e sábado (06), o Colégio Miguel Afonso realizou na quadra, dois projetos de literatura com alunos  da Educação Infantil de 2 a 5 anos, Maternal 2 ao Jardim II e Ensino Fundamental das séries iniciais do 1° ao 4° ano, com os temas respectivamente:  Coisas de Criança e Ler Doce Ler. O evento é fruto de uma parceria entre a biblioteca Cora Coralina do próprio colégio e Coordenação da Instituição de Ensino. Ainda teve, estandes com trabalhos dos alunos, exposição de livros, músicas, brincadeiras populares,  danças e recitais.

 

Segundo a bibliotecária Priscila Dias Oliveira: “fizemos este projeto em parceria com a coordenação do colégio com o objetivo de incentivar a leitura dos alunos. Usamos dinâmicas no espaço da biblioteca e no pátio, ao ar livre e debaixo da árvore que existe lá onde eles desenvolveram os seus trabalhos que foram expostos no evento. Cada turma representou um livro, uns de lendas, poesias e outros gêneros infantis. Percebo que este incentivo é primordial, porque faz com que eles tenham uma melhor desenvoltura com a escrita e a fala”, disse Priscila.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica do 1º e 2º ano, Dênia França, “o projeto brotou da necessidade dos alunos lerem mais. Observamos que, em meio às tecnologias, a leitura estava sendo muito pouca. Então nós escolhemos o livro ‘Pela Didática’, junto com outras professoras, e com este livro transformamos toda a sua leitura deste em arte. As crianças sentiram de forma muito linda a leitura, pois entenderam que ler não é apenas decodificar. Implantar esta sementinha hoje, com certeza colheremos muitos frutos no futuro. Por exemplo, na sexta tivemos três lindas apresentações, a 1ª apresentação foi da obra ‘Cadê meu travesseiro?’, de Ana Maria Machado; a 2ª foi a obra ‘Viviana Rainha do Pijama’, o autor não é brasileiro, é o Stive Web, mas as crianças conheceram o tradutor e fizeram um belíssimo trabalho. Ainda, ‘O Piquenique do Catapimba’, de Ruth Rocha; e,  este tipo de trabalho foi uma novidade para eles, pois colocaram em prática toda a leitura realizada através dos movimentos corporais. Cada turma apresentou um livro”, relatou a coordenadora.

 

Para a mãe das pequenas Catarina e Cecília, a Sabrina Pampinelli: “amei o projeto! Isso mostra o desenvolvimento das crianças na escola e todo o envolvimento dos professores e demais envolvidos”. Marilza Alves de Aguiar, mãe de Laura, de 06 anos, disse o seguinte: “é muito gratificante ver o desenvolvimento deles na linguagem, na escrita e em muitas outras áreas”.

 

A diretora Pedagógica Karla Medeiros, parabenizou todas as professoras envolvidas no projeto e suas auxiliares, sendo elas, professoras do Infantil: Milena Santos, Juliane Pires, Ramone Tavares, Vanusa Brito, e suas auxiliares: Amanda Ribeiro, Layla Viegas, Luana Resende, Natália Ribeiro e Sabrina Silva. Já do Ensino Fundamental: Cleidileny Marques, Efigênia Santos, Larissa Chaves, Márcia Miranda, Jaqueline Reis e Claudiana Borges. E a Auxiliar Ana Lígia Barbosa. “Foi tudo lindo demais. As crianças arrasaram.

Belíssimo trabalho de toda a equipe. Orgulho e felicidade definem esse Projeto”, destacou Karla.

 

O projeto foi realizado em dois dias. Enfim, projetos como esse sempre serão bem-vindos, pois a leitura é o alimento da alma!

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.