:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 17 de janeiro: A equipe do Vida Diária esteve presente, nesta quinta-feira (16), no campus II da Faculdade do Sul da Bahia (FASB),  para apresentar aos teixeirenses um projeto que visa se expandir além da academia, trata-se de um trabalho que objetiva atender construtores, engenheiros e empresas ligadas à construção civil.

 

De acordo com Luíz Simões, coordenador do laboratório de materiais de construções e solo, “estamos desenvolvendo um trabalho voltado para a comunidade, dando um suporte às construções, buscando a qualidade das mesmas. O trabalho que fazemos aqui é no laboratório de materiais de construção e de solo. As obras são feitas, muitas vezes, por modo empírico, pois até então não tínhamos um laboratório para dar esse suporte. Na parte de laboratório de solos, a estrutura de um pavimento está no solo, com isso, precisamos fazer alguns ensaios para caracterizar e verificar a resistência do mesmo, como ensaio de compactação, de CBR, de Granulometria, limite de liquidez, limite de plasticidade, etc. Ao fazer esses testes, vamos chegar a uma classificação do solo e saber se ele vai atender às exigências daquele pavimento. Dessa forma, passamos todo o feedback para o construtor e trazemos os alunos de engenharia civil para a prática”, disse ele.

 

O coordenador também relatou que, com esse projeto, os alunos ficam mais à disposição de empresas. “É importante trazê-los para esses estágios práticos de laboratórios, pois ficam mais expostos ao mercado de trabalho, as empresas vão estar aqui e isso é muito importante. A empresa ou proprietário de obra que tiver interesse no projeto,  entre em contato vindo ao campus ou ligando pelo (73) 3011-7000 ou (73) 99908-3820. Marcamos uma reunião e iremos até a obra deles e verificaremos as necessidades de cada um”.

 

“Em termos de equipamento, estamos bem montados, na região, acredito que é o único laboratório que existe para atender essas demandas, tanto em termos de equipamentos e corpo técnico. Posso falar com naturalidade, com mais de 35 anos de experiência, o laboratório está pronto para atender todas essas demandas. Ou seja, o laboratório estará voltado para todo os serviços de pavimentação e edificação (construção de edifícios comerciais, residenciais e industriais, e a parte de indústrias de pré-moldados, concretos, cerâmicas, argamassas e muito mais). Além disso, trabalhamos também com madeiras, a empresa que quiser qualificar a sua madeira e saber de mais detalhes, é só nos procurar”, concluiu Luís.

 

Segundo o diretor executivo da FASB, Prof. Nelson Motta, “O extremo sul da Bahia há muito carece de uma estrutura de qualidade para controle tecnológico de apoio ao setor da Construção Civil. Grandes empresas, ao se instalar na região, tiveram que montar seus próprios laboratórios ou contratar serviços em outros centros, para garantir uma boa qualidade em suas obras. Aplicando seus princípios de valorização da interação entre academia e comunidade, a FASB, objetivando oferecer aos seus Acadêmicos uma formação diferenciada em controle de materiais e de tecnologias da construção, também consegue preencher essa lacuna no setor, através de parcerias com empresas do ramo. Para isso, aparelhou seus laboratórios com o que existe de melhor em equipamentos no mercado. Os serviços de controle tecnológico ofertados pelos Laboratórios de Engenharia Civil da FASB suprem esta lacuna do mercado, propiciando uma elevação nos padrões de qualidade dos produtos e serviços fornecidos pelo setor de Construção Civil em nossa região, bem como, contribui significativamente para uma melhor formação dos nossos acadêmicos na aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em seus cursos de graduação e pós-graduação”, reafirmou o diretor.

 

Portanto, venha fazer o vestibular agendado da FASB! São diversos cursos, principalmente, o curso de Engenharia Civil.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.