:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Jornada Pedagógica de 2020, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, teve início na manhã desta segunda-feira (27) e vai até a sexta-feira (31), dia do início do ano letivo, quando será realizada uma recepção aos estudantes nas escolas.

 

A abertura aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul – CETEPES, com a palestra: “A arte de liderar em prol da educação”, com o gestor educacional, Mauro Araújo.

 

O objetivo principal da jornada é reunir professores, coordenadores e diretores para definir metas para desenvolver ações que melhorem a prática pedagógica, num processo contínuo e progressivo, contribuindo assim para a transformação da realidade social vivida pelos alunos e suas famílias. Entre os pontos discutidos está o estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade educacional, estudo do regimento interno e a avaliação das atividades do ano letivo anterior.

 

Segundo o secretário de educação, Hermon Freitas, este ano a proposta é desenvolver os valores religiosos, sociais de respeito ao próximo. “A gente entende que a transformação da sociedade está diretamente ligada à preocupação com o próximo. Nosso objetivo é trazer a família para dentro da escola.”, disse o secretário.

 

A abertura do evento contou com a presença do futuro secretário de educação, Prof. João Carlos Vieira, que está em fase de transição, deixando a Secretaria de Administração e Planejamento para assumir a Educação, em fevereiro.

 

O secretário ministrou a palestra “Educar para transformar – Uma visão sistêmica da qualidade” e destacou a importância de preparar os profissionais da educação para os desafios. “A palestra abre espaço para a reflexão sobre paradigma dominante da Educação à luz de um paradigma mais abrangente e que permite se reconfigurar nas práticas pedagógicas, nos processos e nos produtos do fazer educação. Despreza-se o dogmatismo do paradigma hegemônico e abraça-se a alternativa sistêmica como forma abrangente, resolutiva e adequada às circunstâncias atuais.”, explicou o secretário.

 

Para a coordenadora, Suellen Ferreira, participar da jornada é muito gratificante. “Este é um momento de inovar as experiências, repensar na nossa prática como educadora, pensar novas estratégias, estruturar o trabalho pedagógico nas unidades e sobretudo conquistar uma evolução profissional. Me sinto muito grata por tudo.”, disse a coordenadora.

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.