:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), realizarão de 1º a 30 de novembro de 2021, uma pesquisa entre moradores do bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas, como forma de fundamentar o trabalho acadêmico de doutorado do aluno Raimundo Cézar Magalhães Dantas junto ao Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade do Campus Sosígenes Costa de Porto Seguro, sobre diferentes situações que afetam a qualidade de vida das pessoas no bairro.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo acadêmico Raimundo Magalhães, estudante do DOUTORADO junto ao Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade da UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social – GPECS/UFSB, sob a coordenação do Professor Doutor Herbert Toledo Martins (Coordenador do GEPCS e Orientador). O projeto de pesquisa conta com o apoio da FUNDESBA – Fundação para o Desenvolvimento Social do Extremo Sul da Bahia, através do Observatório da Violência, Conflitos e Segurança Cidadã do Extremo Sul da Bahia, organização social com atuação em Teixeira de Freitas.

Serão elencadas as opiniões particulares dos entrevistados maiores de 16 anos, dentre outras questões, o que relatarem sobre os acessos a segurança, educação, saúde, relacionamentos sociais, como família e amigos, nível de satisfação com serviços públicos municipais e estaduais, e outros instrumentos de cidadania. A participação é voluntária, sem divulgação da identidade do entrevistado, precisa apenas responder algumas perguntas sobre seus hábitos e algumas experiências vivenciadas nos últimos 12 meses. O tempo estimado para responder o questionário é de no máximo 30 minutos, com o suporte dos estudantes da UFSB.

Com a identidade preservada, a participação dos cidadãos durante todo momento, serão auxiliados pelos estudantes que estarão sob orientação dos professores. O grupo de entrevistadores estará devidamente equipado, todos com os necessários instrumentos de segurança: máscara, protetor facial, álcool 70, mantendo o distanciamento social, claramente identificados com crachá e colete verde.

A partir das respostas obtidas ao término do questionário, será elaborado um modelo de avaliação do comportamento da população de Teixeira de Freitas, e espera-se que essa triagem permita a construção de um banco de dados sobre o tema qualidade de vida e segurança, que pode contribuir para traçar um perfil dessa população e também possa embasar novas pesquisas a fim de minimizar várias demandas das pessoas desta cidade.

“Essa pesquisa é uma pequena parte, mas extremamente importante fase, dentro de um enorme trabalho, que pode influenciar dentro da sociedade teixeirense. Então, vale lembrar que toda equipe de entrevistadores está orientada a cumprir os protocolos para que os moradores se sintam seguros em participar voluntariamente da pesquisa, que é científica e completamente técnica”, reforça o acadêmico doutorando Raimundo Magalhães, que é mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (2014), cuja dissertação se transformou na publicação do livro “Gestão Participativa e Gestão Comunitária” pela Editora PerSe/SP (2019), o qual autor é titular da Cadeira nº 13 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

O acadêmico Raimundo Magalhães que inclusive é especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar do Estado da Bahia, disse que a escolha dos domicílios foi feita aleatória e eletronicamente, sem qualquer interferência dos pesquisadores. Portanto, os moradores que tiverem seus endereços sorteados, se concordarem em responder ao questionário, é recomendado que recepcionem bem os pesquisadores/entrevistadores. Para qualquer outra informação, os entrevistados poderão entrar em contato com o pesquisador no seguinte endereço eletrônico (email): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (73) 9 998306007.

 
 
Por: Vida Diária/ASCOM
 


AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.