:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 24 de fevereiro: Motivo de muita comemoração! Nesta semana, muitas universidades publicaram a lista dos alunos aprovados em diversos cursos, uma grande vitória para aqueles que se dedicaram bastante para alcançar tal objetivo.
Um desses exemplos foram as irmãs gêmeas Sarah e Samyra Aramuni, de 19 anos de idade, que foram aprovadas com destaque (2º e 3º lugar) no curso de Medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma das mais conceituadas do território brasileiro. Sarah e Samyra foram estudantes no Centro Territorial Estadual de Educação Profissional (CETEP) do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas entre os anos 2018 a 2021.



Ambas com o seu próprio estilo, as futuras médicas buscarão uma formação humanizada, com o intuito de ajudar o próximo. Segundo Samira, “sempre sonhei em fazer Medicina, mas foi algo que veio amadurecendo com o tempo. Vim me dedicando desde o 2º ano do Ensino Médio, ainda um pouco superficial, e no terceiro, com pandemia e um longo tempo sem ter aula, passei a focar mais nos estudos”.


De acordo com Sarah, “recebemos a notícia na terça-feira (22), pela manhã. Na verdade, estava esperando o resultado no mesmo dia, só que à noite, mas minha cunhada me mandou mensagem falando que alguns alunos dela tinham mandado notícias e perguntou sobre o nosso. Comecei a tremer, o meu coração começou a acelerar e a gente foi ver que passamos na mesma faculdade, onde a gente pretendia. Passamos na UFRJ, a minha nota foi 795,62 e a dela (Samyra) 795,61, já no ENEM fiquei com 770,16 e ela em torno de 778”.


Sobre a experiência de estudar no CETEP, elas não hesitaram em dizer que amaram todo ambiente da escola, desde colegas a professores. “Gostamos muito da experiência aqui na escola, tivemos professores que nos inspiraram a tal conquista, como: Conceição (professora de Biologia), Rose Marie (inúmeras disciplinas), Renato (História), Gabriel (Química), Leôncio (Matemática) e muitos outros”, disse Sarah.

Enfim, as irmãs concluíram dizendo que os sentimentos foram de persistência e perseverança, as mesmas pretendem ir no final de março para o Rio de Janeiro, já que as aulas começam no início de abril.


Para Petrônio Bonfim, diretor do CETEP, faltaram palavras para descrever a tamanha emoção que estava sentindo. “Estou muito feliz e emocionado, o CETEP tem colocado muitos profissionais de qualidade no mercado de trabalho, tem formado inúmeros profissionais em diversas áreas, tanto de educação, áreas político-administrativas, quanto administrativa e tecnológica, mas quando a gente vê duas irmãs, que sempre foram muito dedicadas, a gente se emociona. A educação é a nossa luta, quando a gente entra em sala de aula aprendemos a não abandonar aluno, pois estamos formando inúmeras mentes. Por isso, mantendo essa essência formativa, temos alunos em diversas faculdades do Brasil. Parabéns a todos nossos alunos que venceram essa etapa”, concluiu o diretor.

Mesmo com a pandemia, período em que a educação nacional ficou bastante prejudicada, temos esses resultados para se alegrar, principalmente, alunos da rede pública de ensino.


Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.