:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 22 de março: A equipe do Vida Diária esteve presente em um momento muito especial para todo o município de Teixeira de Freitas, aconteceu na noite desta segunda-feira (21), no campus II da FASB (Faculdade do Sul da Bahia), a solenidade de inauguração do CONSULAB (Consultórios de Saúde e Laboratório Escola), a qual é estabelecida uma parceria entre FASB e a Prefeitura de Teixeira de Freitas, e quem ganha com tudo isso é a população. Teve a benção do Padre Roberto.

Serão oferecidos diversos atendimentos de saúde gratuitamente (SUS).

De acordo com Jéssica Ramos, professora do curso de Fisioterapia e estava representando a coordenadora Patrícia Comper, “hoje, a gente está oferecendo a inauguração deste espaço, que é o CONSULAB, onde iremos contar também com um ambulatório de fisioterapia, com serviços de fisioterapia em ortopedia (pacientes com queixas de dor), fisioterapia neurológica adulto (oferecido a pacientes com alguma lesão neurológica) e também a fisioterapia na saúde da mulher (voltada para gestantes, mulheres com incontinência e muito mais). É para toda a comunidade teixeirense, em parceria com a Secretaria de Saúde, a qual encaminha pacientes da regulação para fazer atendimento gratuito. Esse atendimento é feito por estudantes do 7º e 8º períodos de fisioterapia, coordenado e supervisionado pelas professoras”.

Para Carla Laiber, coordenadora do curso de Enfermagem, “hoje é um dia muito especial para a enfermagem, para os enfermeiros da FASB. Estamos entregando para a comunidade acadêmica e para toda a população o primeiro consultório escola do extremo sul da Bahia. Com muito orgulho, entregamos aqui serviços com altíssima qualidade para a sociedade, em contrapartida, os alunos podem entrar precocemente em contato com os pacientes, desenvolver projetos e adquirir habilidades e competências necessárias da formação, isso para a gente é uma grande alegria”.

Os projetos desenvolvidos estão sendo: Saúde do Adulto, com o professor Alexandre, fazendo um trabalho de territorialização com os moradores do Bairro Mirante do Rio; projeto “Envelhecitude”, com o professor Sandro Calefi, atendimento especializado em saúde dos idosos; projeto com a professora Juciane, que é especialista em saúde mental, nomeado “Fala que eu te escuto”; e, projeto com a professora Ana Kelle, mestre em saúde da criança e do adolescente, que é o projeto “Adolescer”, conciliado ao programa Saúde Escola, o qual é desenvolvido nas escolas, neste semestre será na instituição CETEPES.

“Para o atendimento geral, estaremos funcionando das 07 às 17h e o agendamento é muito simples, vocês vão ligar para o 3011-7000, falar com a Cleia, ela terá nossa agenda de horários e marcará gratuitamente o seu atendimento”, concluiu Carla.

Segundo Tharcila Macena, coordenadora do curso de Biomedicina, “demos início a esse sonho, que é laboratório escola do curso de Biomedicina da FASB, hoje nós tivemos atendimento pela manhã, com pacientes do SUS, pacientes do Mirante do Rio, Caminho do Mar e Nova América. Para quem quiser atendimento, terá de procurar a sua UBS (Postinho), com isso, a central de regulação do município fará esse encaminhamento até o nosso atendimento”.

Um dos pioneiros da idéia desse projeto, Doutor Istanislau Siepierski se emocionou, “é um sonho que me veio desde de 2009, pensando nessa extensão do aprendizado do aluno e também no atendimento aos moradores aqui do Bairro Mirante do Rio. Estou muito emocionado ao ver esse sonho realizado”.


A emoção também ficou por conta da Irmã Cristina, diretora geral da FASB, “muita alegria em ver tudo isso acontecendo, ainda mais em um ano que falamos muito em educação e qualidade de vida. Para mim, é um momento maravilhoso, principalmente, em ver todo esse esforço coletivo para se pôr a serviço da comunidade”.

Segundo Nelson Motta, diretor executivo da FASB, “a gente viveu dois anos muito difíceis, trabalhando apenas de forma remota, mas nesse retorno já estamos conseguindo algumas realizações, que são sonhos antigos”.

De acordo com o secretário de saúde do município, Danilo Ricardo, “é uma emoção ver esse sonho realizado, com consultórios de fisioterapia, biomedicina e enfermagem, a parceria com a FASB e a Secretaria de Saúde é grande, hoje a gente abre o campo de estágio para os alunos, hoje temos aqui um posto de coleta de amostras sanguíneas (regulado pela central de regulação do município)”.

Além disso, também estava presente a diretora Irmã Alane e inúmeros convidados e alunos.


Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.