:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 11 de dezembro: Aconteceu neste sábado (09) na Fazenda Cascata, a confraternização da equipe IFA/FASB, comemorando também a chegada dos 30 anos da instituição em Teixeira de Freitas. O evento proporcionou às irmãs, corpo docente, administrativo e equipe de apoio, momentos de lazer, diversão e união, referenciando o espírito harmonioso em que se trabalham no cotidiano. A Fundação Francisco de Assis é originária do Instituto Francisco de Assis (IFA), escola de educação infantil, ensino fundamental e médio constituída pelas Irmãs Franciscanas do Senhor em 1988 na cidade de Teixeira de Freitas.

Após excelência alcançada ao longo dos anos e com a consolidação do projeto pedagógico desenvolvido, o IFA partiu para um ousado empreendimento. Decidida a modificar a realidade da Educação Superior na região, fundou a Faculdade do Sul da Bahia – FASB, dando um passo importante na história do Ensino Superior local. A partir de 2001 os estudantes que concluíam o Ensino Médio não mais necessitaram deixar a região de origem para cursar o Ensino Superior. Assim, a criação da FASB consolida o surgimento de uma nova proposta pedagógica para a cidade de Teixeira de Freitas e região.

O “Educandário Paz e Bem” também compõe a instituição, é uma escola de educação infantil e ensino fundamental das Irmãs Franciscanas do Senhor. Existente há mais de 13 anos no bairro Ulisses Guimarães, e abriga vários projetos sociais para as crianças e famílias do bairro, em parceria com empresas da cidade.

Nesse mesmo propósito, nasce em 2005 o IFA Técnico, como referência na área educacional, especificamente em cursos técnicos profissionalizantes, montados de acordo com o MEC, atendendo a formação profissional deficitária atual e a demanda do mercado de trabalho no extremo sul.

Para a Diretora Geral da Fundação Francisco de Assis, Irmã Cristina, todos os aniversários são bênçãos. “Com o passar dos anos, vemos uma história sendo construída, e momentos marcantes, como os 10, 15, 20, 25 e agora os 30 anos. Percebemos todas as propostas solidificadas ao longo dos anos, fortificadas todas as esperanças que foram depositadas em nós, uma história que vai deixando rastros. Celebrar os 30 anos é uma graça de Deus. Então estamos aqui para louvar, e agradecer a cada dia, e ter o coração aberto, pois cada etapa concluída é um caminho aberto, uma nova perspectiva para outros empreendimentos, outras histórias”, agradece.  

“É o momento de olhar para atrás e agradecer a todos que estiveram conosco, no garimpar dos terrenos, para as construções que fizemos. Todos aqueles que foram os construtores desde os primeiros momentos, aqueles que caminham com a instituição até hoje e os que chegaram a pouco. É como Jesus disse no próprio evangelho, ‘os trabalhadores de todas as horas’, por isso é um hino de louvor e agradecimento muito grande. O nosso agradecimento a todos aqueles que já passaram, e que passam por nossa instituição. Pais, alunos, professores, comunidade, cidades circunvizinhas, todos que já nos beneficiaram com a sua presença, somos gratos. Essa é a essência da nossa comemoração, a gratidão”, conclui Irmã Cristina.

Por Vida Diária: Andressa Lima/IFA.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.