:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 16 de outubro: Nesta segunda-feira (15), a ONG PASPAS promoveu um dia especial para todas as crianças atendidas através dos seus diversos programas, serviços e projetos, tendo a missão de fortalecer os vínculos familiares e promover a cidadania de seus beneficiários.

 

Com uma grande equipe, incluindo voluntários, a ONG PASPAS realizou várias atividades neste dia especial para muitas crianças, com atividades de pula-pula, palestra, gincana, distribuição de cachorro-quente, pipoca e muitas guloseimas. Atualmente, a entidade atende uma média de 550 beneficiários diretos, dos 6 aos 80 anos, desde atividades como balé, capoeira, karatê, Programa Mais Educação, reforço escolar, Programa Jovem Aprendiz, artesanato, Projeto Joias Sustentáveis, teatro, informática básica e avançada, atividades laborais com senhores e senhoras, entre outros.

 

A ONG PASPAS tem o objetivo de oferecer (às crianças, jovens e adolescentes) a inserção em atividades culturais. Um dos objetivos é usar a cultura para favorecer o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo familiar realizado pela entidade, a qual atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, dentre eles, egressos do sistema prisional ou que tenham cometido algum tipo de infração.

 

O projeto consiste em oficinas e apresentações culturais para ampliar o acesso à cultura. Assim, se configura em um espaço de valorização, visibilidade e fomento das múltiplas linguagens artísticas, através do Programa João de Barro, composto de várias oficinas, dentre elas: violão, flauta, produção de vídeo, informática, hip-hop, teatro, capoeira, dança afro, futebol e balé. Por falta de recursos, nem todas as oficinas são oferecidas no mesmo ano, no entanto, estiveram em funcionamento até o primeiro semestre de 2018: capoeira, balé, teatro, violão, dança afro e informática, atendendo aos beneficiários nos dias de terça, quarta e quinta-feira.

 

O João de Barro é considerada a principal ação, já que as demais giram em torno dos matriculados no referido programa. As famílias são contempladas com cursos de geração de renda (joias sustentáveis, estética, gastronomia, fabricação de película de unha, manutenção em computador, artesanato, etc). A juventude tem ampla participação por meio do Programa João de Barro e o Programa de primeiro Emprego Jovem Aprendiz. As ações ampliam as possibilidades de inclusão e se configuram com um potencial transformador.

 

A PASPAS desenvolve metodologias que envolvem pesquisa, tomadas de decisão, autoria etc. Por exemplo, o teatro exige pesquisar sobre o tema da peça, que traz conteúdos que retratam o preconceito, violência de gênero, cor/raça, religião, trabalho infantil, a juventude enquanto vítima de homicídios, gravidez na adolescência e muito mais. Os integrantes da entidade ministram as oficinas dentro e fora do espaço físico da ONG, fato que viabiliza aproximação com pessoas distantes de espaços culturais.

 

Seja você também um colaborador, ajude a PASPAS a continuar realizando essas e diversas outras transformações sociais na vida de muitas famílias. A entidade está localizada na Rua João Amaro Gomes, 775, Bairro Tancredo Neves, Teixeira de Freitas, BA.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.