:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 20 de abril: Foi realizado, na última quarta-feira (17), no cinema do Shopping Teixeira Mall, o longa metragem nacional “A mãe de ouro e o encanto da vela oculta”, um filme que é dirigido por Nabil Duarte e Dário Heberson, sendo este último o vencedor do Bake of Brasil e que também atuou no filme. Trata-se de um projeto elaborado pela professora de arte Kátia Aslene, a qual contou com a parceria das fotógrafas Kátia Cerdan e Solange Nogueira, as quais resolveram levar um pouco do conhecimento que eles têm, sobre a arte da fotografia e do cinema, para estudantes de uma escola pública de Teixeira de Freitas.

 

Com isso, a instituição escolhida para esse projeto foi a Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, que através da professora de arte, Kátia, fez a proposta para os estudantes do 8º ano, e os mesmos aceitaram.

Na sessão, a qual ocorreu em dois turnos, estiveram presentes os atores que participaram do filme, sendo eles: Sidney Novaes, Beatriz Fagundes, Edinélia Duarte e Isac. Eles estiveram disponíveis para uma roda de conversas com os alunos.

 

Além destes, o cineasta teixeirense Jossiel Novais, o qual é formado em Cinema pela UESB, falou sobre a sua área e deu dicas de como filmar no celular.

O projeto ainda continua, os estudantes farão um Stop Motion com massinha de modelar através de paródias criadas por eles. O projeto tem a parceria da professora Flávia, de Educação Física e Arte, e total apoio dos demais professores, da coordenação e direção da escola nas pessoas de Leiliane, Sirleth e Magda.

 

Atualmente, a fotografia é instantânea, totalmente digital e está na palma de nossas mãos (nos celulares, por exemplo). Contudo, antigamente, levava mais de 30 minutos para ser registrada, além de reproduzir uma imagem fixa, imagine quão difícil era fazer um filme inteiro com todas essas imagens!

 

A fotografia foi concebida, no início do século XIX, pelo francês Louis Daguerre, aperfeiçoador das ideias de seu amigo Nicéphore Niépce. O francês era o detentor da primeira patente do daguerreótipo, primeiro aparelho capaz de registrar imagens a ser amplamente comercializado.

 

Já o cinema teve seus primeiros passos em 1895, com a invenção do cinematógrafo pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. O aparelho que deu origem a sétima arte era capaz de filmar, copiar e projetar ao mesmo tempo. Um de seus primeiros filmes a serem apresentados foi “A chegada do trem na estação”. Partindo de Sebastião Salgado e tantos outros nomes masculinos que permeiam nesse universo, a professora sempre anseia em apresentar aos estudantes os artistas da região, de sua cidade. Com esse propósito, a educadora convidou duas fotógrafas da cidade pensando nesse universo da mulher na Arte, as quais foram Kátia Cerdan e Solange Nogueira.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.