:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na próxima terça-feira (15), será a vez do Núcleo Territorial do programa em Teixeira de Freitas apresentar uma retrospectiva com os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes ao longo do ano, em vídeos gravados de casa pelas crianças, adolescentes e jovens com a orientação dos instrutores. Desde o dia 22 de novembro o NEOJIBA (programa social do Governo da Bahia) tem promovido uma série de recitais de fim de ano, ao todo são mais de 20 apresentações, todas elas transmitidas pela internet.

O recital Retrospectiva 2020 do NTN Teixeira de Freitas – Orquestrando Futuros, irá acontecer às 19 horas e será transmitido pela página do programa no Facebook (facebook.com/programaneojiba). A atividade contará com a participação de integrantes e  instrutores do núcleo que prepararam uma retrospectiva das apresentações ocorridas durante o ano de 2020 com canções de  Telemann, Vivaldi, Saint Saens, dentre outros, e de clássicos da música popular brasileira, a exemplo de Asa Branca, do compositor Luiz Gonzaga.

Ano de reinvenção e realizações

O mundo foi pego de surpresa com a pandemia do coronavírus, mas o NEOJIBA soube se reinventar rapidamente. Em apenas 48 horas, as atividades do programa migraram para as plataformas virtuais, garantindo o atendimento aos 1950 integrantes do programa. 

As apresentações públicas também foram transmitidas pela internet, com destaque para a segunda edição do Festival Encanta, com recitais, palestras e oficinas sobre canto coral, e para os concertos em comemoração aos 13 anos do programa. A música se espalhou pelas janelas e varandas dos integrantes com o NEOJIBA na Janela, apresentação simultânea que ganhou repercussão nacional e encantou o país.

Outra apresentação do NEOJIBA que viralizou este ano foi o vídeo de "Tico-Tico no Fubá", gravado em Paris durante o concerto de encerramento da sétima turnê internacional do programa, que teve mais de 5 milhões de visualizações no Facebook em todo o mundo, um recorde entre orquestras sinfônicas.

O período de distanciamento social foi marcado ainda por dois importantes registros da história e metodologia inovadoras do NEOJIBA, que viraram livro e filme. Lançado em agosto, "NEOJIBA: A Prática Artística como Meio de Desenvolvimento Humano", de José Sérgio de Oliveira Andrade, está à venda no site da Editora Quarteto, com renda revertida ao programa. Em setembro, o documentário “Neojiba - Música Que Transforma”, de Sérgio Machado e George Walker Torres, ganhou menção especial do júri do 12º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.