:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: O Sarau Não Cale a Arte é um projeto cultural desenvolvido por Katiane Martins (@martinskati) e Josiane Santos (@maisdesejodoquegente) desde 2017, na cidade de Teixeira de Freitas, teve início durante a graduação em Letras na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus X, como fechamento de semestre, no entanto o Sarau se manteve dentro e fora da universidade. O evento este ano é virtual, inicia nesta terça-feira (02), será mostrado vídeos de poemas, músicas, performance, fotografias e obras visuais de 30 artistas, no perfil @nãocaleaarte no Instagram.

O Sarau tem como proposta promover encontros e discussões sociais e culturais, além de disseminar e divulgar os trabalhos dos artistas locais. A V edição do Sarau Não Cale a Arte: Extremo-sul em movimento, busca apresentar as identidades recortadas e costuradas dessa região de encontros/achados e de resistência. A partir do contexto urbano e rural que compõem a região, o interesse do sarau é apresentar esse estado/ser do extremo-sul.

Quem organiza e instituição relacionada: Katiane Martins é professora, poeta, capoeirista, apaixonada por literatura e outras artes e curadora do Sarau Não Cale a Arte. Desde 2017 vem organizando diferentes edições do Sarau com Josiane Santos e outros artistas. Katiane acredita que o Sarau Não Cale a Arte pode crescer cada vez mais, promovendo espaços sólidos para que os artistas da região tenham oportunidade de apresentar os seus trabalhos.

Josiane Santos é professora, poeta e pesquisadora de literatura contemporânea. Acredita na palavra poética como ferramenta de mudança social. Juntamente com Katiane Martins, organiza as edições do Sarau com o interesse de ampliar o conceito de sarau na comunidade, para contribuir com a difusão dos artistas da região do extremo sul.

“Para essa edição, decidimos convidar um artista da região para completar nossa equipe, Victor Silva (@otocadorsilva), músico talentoso que além de escrever e cantar muito bem, anda desenvolvendo um trabalho muito delicado na área de filmagem e edição”.

Atualmente, o projeto Sarau Não Cale a Arte tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionado pelo Governo Federal.

O objetivo da V edição do Sarau é mapear os artistas que se posicionam enquanto artistas na comunidade, promovendo o trabalho de cada um para a região, a fim de valorizar o fazer artístico e fortalecer o cenário da arte da região do extremo sul. A partir do dia 02 de Fevereiro até o dia 05 de março de 2021 apresentará por dia um artista no perfil @naocaleaarte no Instagram. Local: Redes sociais @naocaleaarte e página no Facebook Sarau Não Cale a Arte.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira e Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.