:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Mundialmente, o mês de agosto é dedicado à importância do aleitamento materno. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.

Neste mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de profissionais da área de odontologia, promoveram ações com o público alvo da campanha “Agosto Dourado”, enfatizando a importância do aleitamento materno enfatizando a importância do leite materno, garantindo o bem-estar dos bebês.

Foi realizada uma palestra no Posto de Saúde da Família, situado na cidade baixa contando com a participação da Coordenadora do Centro Especializado Odontológico de Itamaraju, Nadja Pimentel, juntamente com a Enfermeira Cristina Moreau, OdontoPediatra Drª Ivie Dallorto, agentes comunitários de saúde e gestantes.

Os profissionais abordaram temas específicos promovendo orientações as gestantes, o evento seguiu todos os protocolos de saúde na garantia da manutenção da vida e combate ao Covid-19.

A OdontoPediatra Dra Ivie Dallorto, enfatizou as vantagens da amamentação para a saúde bucal do bebê, tais como o melhor desenvolvimento das mandíbulas, garantindo uma respiração mais correta. Além disso, assuntos como a higiene bucal do recém-nascido e os cuidados com chupetas e mamadeiras foram abordados.

Saiba Mais:

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê e a amamentação proporciona melhor qualidade de vida tanto para a mãe quanto para o bebê.

O aleitamento materno não era tradicionalmente uma área de estudo da Odontologia, entretanto, estudos interdisciplinares na área da saúde comprovaram a importância do tema para a saúde bucal.

A amamentação natural evita cárie, má-oclusão, deglutição atípica, problemas com crescimento e desenvolvimento crânio-oro-facial, e respiração bucal. Assim, ressaltamos a importância dos profissionais de saúde, principalmente os dentistas, trabalhar preventivamente com as gestantes, orientando-as sobre as vantagens do aleitamento materno e os hábitos deletérios decorrentes do aleitamento artificial, evitando dessa forma as más-oclusões.

 

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.