:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A ATL - Academia Teixeirense de Letras realizará nesta sexta-feira, a partir das 19h, dia 24 de setembro, no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a tão aguardada “sessão da saudade Ramiro Guedes”.  Em virtude da pandemia da Covid-19, este será o único evento acadêmico da ATL aberto à comunidade em 2021. A sessão acadêmica terá número reduzido de público e, além do mais, serão observadas todas as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de álcool em gel e o uso da máscara será obrigatório.

Conforme informa o presidente da ATL, escritor e jornalista Athylla Borborema, a sessão solene será dividida em dois momentos distintos. O primeiro será marcado pela premiação dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, com entrega de troféus aos primeiros colocados e medalhas aos segundos e terceiros colocados, bem como as menções honrosas. Por conta da pandemia, em 2021 houve apenas a versão interna do prêmio, ou seja, apenas os acadêmicos puderam se inscrever nas categorias conto, crônica e poema.

Os membros da comissão organizadora e comissão julgadora também serão homenageados com diplomas e medalhas. Os acadêmicos Almir Zarfeg e Athylla Borborema cuidaram da organização do certame e, por outro lado, coube às professoras Aline Nascimento e Iara da Rós, bem como aos poetas Maurício de Novais e Rodrigo Starling e ao contista Toni Ramos Gonçalves avaliar os textos inscritos. No final deste primeiro momento, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, titular da Cadeira nº 01, membro fundador e primeiro presidente da ATL, receberá o certificado acadêmico de presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.

O segundo momento da cerimônia será dedicado à memória de Ramiro Guedes da Luz, jornalista e acadêmico ocupante da Cadeira nº 07, falecido no último dia 25 de junho de 2021, aos 73 anos, em virtude de complicações da diabetes. Com seu passamento, será declarada a vacância do assento pelo presidente Athylla Borborema. Assim que a Diretoria Acadêmica publicar o Edital de provimento de cadeira, os autores teixeirenses interessados poderão se candidatar à cadeira deixada pelo saudoso jornalista, cronista e poeta.

A programação ainda conta com o lançamento da 5ª edição da antologia "ATL em Verso e Prosa" e uma homenagem especial aos 30 anos da publicação da 1ª edição de “Água Preta”, livro de poemas que marca a estreia de Almir Zarfeg na literatura brasileira em 1991 e que até os dias atuais o livro vem fazendo histórias, ganhando novas edições ao longo dos anos e sendo reconhecido pelo seu conteúdo de primeira grandeza. “Todos estão convidados para a sessão da saudade Ramiro Guedes que, sem dúvida, será um evento acadêmico emocionante e inesquecível”, convida o presidente Athylla Borborema.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.