:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A ATL - Academia Teixeirense de Letras realizou mais uma sessão solene sob a presidência do escritor e jornalista Athylla Borborema na noite desta sexta-feira (24/09), no Auditório Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O encontro marcou a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2021 e a homenagem ao saudoso acadêmico Ramiro Guedes da Luz, titular da Cadeira 07, cuja plenária foi denominada de Sessão da Saudade Ramiro Guedes.

A edição do Prêmio Castro Alves de Literatura 2021 se limitou à participação interna por causa da pandemia do novo coronavírus. Houve premiação – em troféu, medalha e certificado – para os 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas nas categorias Poema, Crônica e Conto. (Veja abaixo a relação dos vencedores).

O certame contou com a organização dos acadêmicos Almir Zarfeg e Athylla Borborema, já a comissão julgadora ficou por conta da professora doutora da UNEB Aline Nascimento, professora e youtuber Iara da Rós, dos poetas Maurício de Novais e Rodrigo Starling e do contista Toni Ramos Gonçalves.

“Quero parabenizar a diretoria da ATL pela realização de mais este concurso literário e, desde já, torcer para que a 6ª edição do prêmio seja estendido à comunidade regional, pelo menos”, disse a professora universitária Aline Nascimento, que presidiu os jurados.

O primeiro momento da solenidade ainda foi marcado pelo lançamento da 5ª edição da antologia “ATL em Verso e Prosa” que foi apresentada pelo 1º secretário da mesa diretora, o escritor e professor Erivan Santana, que este ano foi publicada pela Editora Lura de São Paulo e o artista convidado foi o poeta, contista e romancista Maurício de Novais Reis que teve sua biografia apresentada na antologia pelo presidente Athylla Borborema.

O vice-presidente da ATL, o escritor e engenheiro Carlos Mensitieri apresentou aos acadêmicos e aos artistas das letras presentes à sessão, o prêmio da Editora Selo Off Flipe que está selecionando textos de autores para a 20ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty que acontecerá em julho de 2022.   

Outro ponto alto do evento ocorreu em tributo aos 30 anos da obra “Água Preta”, do acadêmico Almir Zarfeg, com saudação da acadêmica e professora universitária Arolda Maria Figuerêdo. Ela destrinchou o livro inaugural zarfeguiano e, ao mesmo tempo, passou em revista a trajetória poética do filho ilustre de Itanhém e titular da Cadeira 01 da ATL.

Logo em seguida, Zarfeg foi homenageado com o título de “Presidente de Honra” da instituição literocultural, outorgado com uma placa pelas mãos do atual presidente da ATL, Athylla Borborema e pelos demais diretores. O tributo se estendeu à obra “As lições ensinadas pelas mulheres da Bíblia”, da missionária Leidiane Meireles, homenageada pelo acadêmico Raimundo Magalhães.

Sessão da Saudade Ramiro Guedes 

O segundo momento da solenidade foi dedicado à memória do acadêmico Ramiro Guedes da Luz, falecido aos 73 anos em 25 de junho de 2021, em virtude de complicações advindas do diabetes. Ele era membro efetivo fundador da Cadeira 07 da ATL, cujo patrono é o também saudoso jornalista e radialista Ivan dos Santos Rocha.

Natural de Teófilo Otoni/MG, Ramiro chegou a Teixeira de Freitas exatamente no dia do aniversário de 5 anos de emancipação política da cidade em 9 de maio de 1990 e, na cidade, se destacou como jornalista, professor de literatura e, sobretudo, como radialista à frente do “Almoço à Brasileira”. Esse programa musical ficou no ar por cerca de 30 anos e se tornou uma referência na cidade e na região – pela qualidade do repertório musical, pelas entrevistas realizadas com personalidades ilustres e, também, pelo carisma do apresentador.

Ramiro Guedes foi homenageado pelo presidente da ATL, Athylla Borborema, com direito à retrospectiva da vida do saudoso confrade e elogio à qualidade profissional, técnica e artística do comunicador – que também era licenciado em Letras. Ele deixou importante obra poética e prosaica inédita que deverá ser editada postumamente. Durante sua fala, Athylla reproduziu a gravação de um editorial dito pelo próprio homenageado. Momento em que a emoção foi inevitável para os acadêmicos, para o público e principalmente para os familiares presentes.

A seguir, foi a vez dos acadêmicos Fabiana Pinto, Arolda Figuerêdo, Almir Zarfeg, João Carlos de Oliveira e Rubens Floriano homenagearem Ramiro Guedes. Todos ressaltaram o talento do saudoso confrade, como comunicador do rádio e autor de textos literários refinados e reportagens muito bem lavradas.

A Sessão da Saudade foi encerrada com muita emoção com o depoimento do filho de Ramiro Guedes, Juan Pablo Guedes, que falou da dor da perda e da saudade que, com o tempo, se torna ainda mais presente. Ele ainda compartilhou alguns momentos da relação pai/filho com os presentes. Pablo também representou o pai durante a premiação, uma vez que Ramiro teve textos premiados nas três categorias (poema, crônica e conto).  

A viúva de Ramiro Guedes, Marisa de Fatima Goulart e a filha Maíra Guedes também prestigiaram a sessão da saudade. A sessão solene da ATL ainda contou com a presença do diretor Municipal de Cultura de Teixeira de Freitas, Ricardo Aguiar, e da secretária Municipal de Educação, Regiane Chuaith Miranda que compuseram a mesa juntamente com os membros da diretoria da ATL e da professora doutora Aline Nascimento.

Ao encerrar a sessão solene, o presidente da ATL Athylla Borborema publicou o edital que declarou a vacância da Cadeira nº 07 que fora ocupada por Ramiro Guedes. Os candidatos poderão se inscrever no prazo compreendido entre 4 de outubro a 31 de dezembro de 2021 e o candidato eleito pelo colegiado dos 39 membros titulares, ficará sabendo do resultado em fevereiro e a posse será imediata em 14 de março de 2022.

Vencedores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2021 (versão interna)

Categoria Poema:

João Carlos de Oliveira (1º lugar) com “Tributo a Mariposa”

Fabiana Pinto (2º lugar) com “Janelas”

Ramiro Guedes (3º lugar - in memoriam) com “Jesus Autista”

Categoria Crônica:

Ramiro Guedes (1º lugar - in memoriam) com “Tempos de mamães e aventais”

Ademar Bogo (2º lugar) com “O ano controverso”

Erivan Santana (3º lugar) com “Aconteceu em Minnesota”

Categoria Conto:

Carlos Mensitieri (1º lugar) com “Os meninos da Rua do Pó”

Ramiro Guedes (2º lugar) com “Sem cadáver”

Elias Botelho (3º lugar) com “Cura pelo suor”

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.