:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 09 de junho: Nesta quarta-feira (08), a cidade de Teixeira de Freitas recebeu o lançamento de um dos maiores programas de fomento ao desenvolvimento econômico, social e político do Brasil, trata-se do Programa Líder.

Com diversos representantes de setores reunidos, foram iniciadas discussões acerca de estratégias coletivas de desenvolvimento econômico territorial. O evento foi realizado no Espaço D.

Dentre os representantes do programa, participaram do lançamento: o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, Marco Dantas (representante da Unidade de Política Pública do Sebrae) e o ex-prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, que foi o palestrante do evento (ele também é mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e especialista em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho – OIT).

Segundo Alex Brito, gerente regional do Sebrae, “Líder é um programa nacional, na Bahia já ocorreu em Ilhéus e Juazeiro, e agora tivemos a oportunidade de trazer para Teixeira de Freitas. Ele reúne representantes do poder público, empresariais e do terceiro setor, com o objetivo de dar um equilíbrio nas discussões, levantamento de necessidades e resolução de problemas. Diante disso, a proposta do Líder é montarmos um grupo para pensarmos o desenvolvimento da região Extremo Sul da Bahia”.

De acordo com Marco Dantas, “o programa já é sucesso no Brasil, vem se expandindo em todos os estados e Distrito Federal. Na Bahia começamos há 04 anos, na cidade de Ilhéus, depois tivemos na região de Juazeiro e agora no Extremo Sul. O Líder é um programa de médio e longo prazo, por isso ele é feito uma vez no estado a cada ano, mas no próximo ano serão dois, devido ao tamanho sucesso do projeto. O programa vai buscar unir os líderes regionais dos setores públicos, empresariais e do terceiro setor, todos esses representantes se reunirão para propor um compromisso público (Agenda de Desenvolvimento), tendo o objetivo de desenvolver a região como um todo, principalmente, no desenvolvimento de políticas públicas. Os mesmos passarão por reuniões mensais”.

Para Anderson Cabido, “o programa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento regional, e quantas possibilidades de crescimento econômico que essa região tem, vimos que a região é bastante pujante e o Sebrae tem uma contribuição muito importante, com uma atuação admirável. Além disso, o programa tem como propósito maior de melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Enfim, estamos aqui para compartilhar um pouco e também aprender.
Através do que relatado, o Programa Líder surgiu para suprir a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor na promoção de desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.


Após o lançamento do programa, ocorrerão encontros mensais entre as lideranças, o que permitirão a implantação de uma metodologia própria estruturada pelo Sebrae Nacional que possibilita a construção de habilidades e atitudes que integram e qualificam o grupo em desenvolvimento territorial e instrumentalização de pessoas. Para o cronograma do programa, a previsão é que os encontros mensais iniciem nos dias 09 e 10 de maio, e aconteçam até março do próximo ano, seguido do fórum e apresentação dos Monitoramentos dos Compromissos Regionais que irão compor a agenda de desenvolvimento conectando isso às demais lideranças e instituições da região.
Parabéns a todos os envolvidos, com certeza, a região só tem a ganhar com tudo isso, tanto em desenvolvimento econômico, político e social.



Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.